segunda-feira, 11 de março de 2013

Suspense cresce no Vaticano

Suspense cresce no Vaticano 

Pedro Romano ou Pedro Brasileiro....
Nestes dias de tribulação para a Igreja Católica que está sem líder, se vai preparando o conclave que vai eleger o novo Papa depois da resignação de Bento XVI, há algumas semanas e que cujas ondas de choque ainda se fazem sentir no mundo em especial no mundo católico, como já não bastasse os constantes escândalos sexuais que afastam fieis das igrejas.
Nestas voltas e contra-voltas, hoje foi a primeira reunião preparatória do conclave entre todos os cardeais-eleitores que nos tempos presentes são 117 e para um papa ser eleito, 79 cardeais pelo menos têm que votar num dos seus pares para que este seja o sumo-pontifice da Igreja Católica nos próximos meses e anos e nesta mesma reunião preparatória começou a ser feita uma espécie de "campanha eleitoral" para que o cardeal escolhido para ser Papa seja Sua Eminência Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, Brasil e quem está nesta "camapnha" a favor do prelado brasileiro é o decano do colégio dos cardeais, Sua Eminência o Cardeal Angelo Sodano Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos e presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.
O arcebispo de São Paulo fala além do português, italiano perfeito (pelo menos) e outro factor que tem em seu favor é ser duns cardeais-eleitores mais jovens, tem 63 anos e conhece a cúria por dentro porque antes de ser arcebispo de S. Paulo trabalhou na Santa Sé o que pode também explicar o motivo porque praticamente todos os cardeais transalpinos apoiam o prelado brasileiro.
Além deste motivos todos, temos que nos lembrar das profecias de São Malaquias que diz que o próximo Papa será o Pedro Romano e o Arcebispo Scherer tem "Pedro" como segundo nome, podendo esta coincidência ser uma espécie de sinal, todavia há cardeais que afirma que a eleição vai ser longa e não vai ser tão breve como foi como Bento XVI.
Seja que for o escolhido, já começaram os acordos para obter votos, algo semelhante ao que fez o cardeal austríaco Köning quando foi a eleição de João Paulo II em Outubro de 1978, e que cuja a eleição foi de veras demorada e difícil e pelo andar das coisa, o próximo conclave que ainda não tem data marcada, promete que vai ser um dos concalves mais divididos de sempre.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque querem um papa brasileiro ? Será que há algum segredo oculto ? O poderá sair do conclave ? Que camnho levamos nós ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
 



Sem comentários:

Enviar um comentário