terça-feira, 26 de março de 2013

A RTP está de parabéns! A festa também é sua! (Gala 56 anos RTP)

Portugal Sempre Ligado
A RTP está de parabéns!
A festa também é sua!
 
No dia 26 de Março, a RTP vai transmitir em direto a partir do teatro Politeama - ?PORTUGAL SEMPRE LIGADO?- um espetáculo musical da autoria de Filipe La Féria que pretende refletir e dignificar os 56 anos da RTP ao serviço de Portugal e dos portugueses.
Para além de atores, cantores, músicos, bailarinos, o espetáculo irá ter muitos rostos da RTP que todos os dias entram em casa dos portugueses. Desta vez terão uma participação bem diferente daquela a nos que habituaram e certamente vão surpreender todos aqueles que acompanharem esta emissão.
Entre outras, teremos as seguintes participações de:
- Joaquim Monchique
- João Baião
- Anabola
- Maria Vieira
- Luís Aleluia
- Henrique Feist
- Catarina Furtado
- Pedro Fernandes
- Luís Filipe Borges
- Maria Rueff
- Alexandra
- Vanessa
- Anabela
- Manuel Marques
- António Machado
- Eduardo Madeira
- Rui Unas
- Eva Santiago
- José Carlos Malato
- Marta Leite de Castro
- Sónia Araújo
- Jorge Gabriel
- José Raposo
- Tânia Ribas de Oliveira
- Liana
- Diogo Infante
- Júlio Isidro
- Mafalda Gameiro
- Dina Aguiar
- João Pedro Mendonça
- Carlos Manuel Albuquerque
- Herman José
- Marina Mota
- Fernando Mendes
- Carlos Daniel
- Gonçalo Ladeira
- Sílvia Alberto
- Rui Andrade
 
A 7 de março de 1957 tiveram início as emissões regulares da RTP. Foram muitas as caras, os programas e os acontecimentos que, ao longo de mais de meio século, e através da televisão pública, entraram na casa (e na vida) dos portugueses.
 
A televisão em Portugal está, hoje, de parabéns. Há precisamente 56 anos, no dia 7 de março de 1957, começavam as emissões regulares da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). As emissões experimentais, contudo, estavam já no ar desde 4 de setembro de 1956, a partir da extinta Feira Popular, em Lisboa.
Um dos marcos históricos da RTP foi o arranque das emissões a cores, a 7 de março de 1980, com o "Festival da Canção", um dos programas mais notáveis da televisão estatal e que, recentemente, foi cancelado. Mas na história da televisão ficam ainda vários nomes e rostos: o "Telejornal" (o mais antigo programa de informação nacional), o "ZipZip", de Raúl Solnado, o "Sabadabadu", com Ivone Silva, ou "Vila Faia", a primeira telenovela portuguesa, entre muitos outros.
A Guerra do Iraque, os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 ou o Europeu de Futebol de 2004, foram alguns dos muitos acontecimentos que marcaram a história mundial e que fazem agora parte do espólio histórico da RTP.
O universo RTP
A RTP1 foi o único canal de televisão em Portugal até 25 de dezembro de 1968, com a abertura do segundo canal da RTP, a RTP2. Na década de 70 surgem os canais dedicados às regiões autónomas: a RTP Madeira, em 1972, e a RTP Açores, em 1975. A 10 de junho de 1992 iniciam-se as transmissões da RTP Internacional e, a 7 de janeiro de 1998, nasce a RTP África. Em 2004 é criado um canal informativo, a RTPN - que em 2011 se torna na RTP Informação - e um canal dedicado à história da RTP - a RTP Memória.
Os ensaios para o grande espetáculo dos 56 anos da RTP - "Portugal sempre ligado" continuam!

Hoje, às 21:00, com apresentação de Catarina Furtado e João BAIÃO.
 DESCRIÇÃO Hoje a RTP assinala os 56 anos de vida com uma festa. O espetáculo começa logo a seguir ao Telejornal e é dirigido por Filipe La Féria. Uma gala que vai poder acompanhar em direto daqui a pouco aqui na RTP1.

Sem comentários:

Enviar um comentário