Intimidades
Kama sutra cerebral
Embora existam muitos mitos sobre a saúde mental, uma coisa é certa: um dos fatores que mais afeta a saúde do nosso cérebro é o sexo.
Uma prática sexual regular tem benefícios que melhoram o estado da mente. Os benefícios estão relacionados com a memória, o otimismo e o raciocínio rápido.
CRIATIVIDADE - OS QUATRO QUADRANTES CEREBRAIS - ROGER VON OECH
Sobre
Criatividade, existe uma conceituação interessante que podemos
analisar, criados por um psicólogo chamado Roger Von Oech. Este analisou
as 4 formas de pensar do ser humano e simbolizou em quatro papéis.
Podemos
dizer que o indivíduo, ao refletir sobre algo, deve ter quatro
posturas: ele deve primeiro perceber, depois refletir, após concluir e,
por último, agir. Estes quatro papéis podem ser representados na forma
dos quatro quadrantes cerebrais: O Explorador, o Artista, o Juiz e o
Guerreiro.
4 Quadrantes Cerebrais
O Explorador busca
obter informações no mundo para justificar a sua curiosidade. Ele não
se preocupa em qualidade de informações e sim em quantidade. Experimenta
pesquisar várias abordagens e ângulos. Sua característica básica é a
ousadia. Em termos de quadrante cerebral, este papel é função principal
do Hemisfério Cerebral Esquerdo, em sua parte posterior. Esta
mentalidade investigativa é essencial para o início do processo
criativo.
O Artista dispõe
de todos os dados que o Explorador obteve e os adapta, transforma,
inverte, reinventa, compara, distorce e associa, transformando de todas
as formas possíveis. Esta fase é a incubadora de idéias e nada deve ser
criticado. A melhor frase para defini-lo é a de Linus Pauling: "O melhor
jeito de se ter uma boa idéia é se ter uma porção de idéias". Este lado
da mente é função principal do Hemisfério Cerebral Direito, em sua
paste posterior. A visualização ajuda muito neste processo.
O Juiz
é o terceiro papel criativo. Ao contrário do que se pensa, este é um
papel extremamente importante. Muitas ótimas idéias se perdem por não se
usar o lado juiz no momento certo. O Juiz avalia o que o artista criou e
questiona a sua adequação e viabilidade, adaptando os recursos
disponíveis. Ele sempre se pergunta: "o que / quando / como / quanto?"
E, também se pergunta, após a implantação de idéias: "o que pode ser
melhorado? O que aprendi com as falhas? O que aprendi com os acertos?"
Este lado da mente é função do Hemisfério Cerebral Esquerdo, em sua
parte anterior. É uma das funções mais recentes, evolutivamente falando,
do cérebro humano, o que justifica a dificuldade que temos de
empregá-la apropriadamente. Muitas vezes nós permitimos que o Juiz
invada o papel do Explorador ou do Artista, impedindo o desenvolvimento
adequado de suas funções. Ou, ao invés, nós bloqueamos o Juiz,
dificultando as nossas avaliações isentas de nossas decisões.
Uma
boa frase para o nosso Juiz é a seguinte: "Os erros são um sinal de que
estamos experimentando novos caminhos" (Roger Van Oech).
O Guerreiro
é o quarto papel criativo. Ele obtém as idéias aprovadas pelo Juiz e as
implanta. O Guerreiro é o seu Fazedor Interno e o Realizador - ele
detém a chave da Motivação. Não é suficiente utilizarmos bem o
Explorador, o Artista e o Juiz, se pecamos em impedir que o Guerreiro se
manifeste. Esta parte está principalmente localizada em nosso
Hemisfério Cerebral Direito, em nossa parte anterior, e ela é que nos
encaminha para a realização. Uma boa frase para o Guerreiro seria: "O
Guerreiro toma tudo como um desafio. O homem comum toma tudo como benção
ou maldição." (Carlos Castaneda). O Guerreiro deve ser imune as
críticas, pois o seu Juiz já teve tempo para verificar todas. O
Guerreiro não deve ser cego ou teimoso e nem soberbo, mas manter-se
firme, caso continue recebendo "feedback" positivo das outras partes de
sua mente. Para isso deve lembrar-se da frase de Krisnamurti: "Quem
tenta se analisar com base no que outra pessoa pensa, será sempre um ser
humano de Segunda mão.".
Em
suma, se perceber dificuldades com a sua Criatividade, analise se os
seus papéis criativos por acaso não estão misturados ou enfraquecidos.
Para isso é importante que os papéis sejam utilizados na hora certa:
quando for hora de perceber, perceba; na hora de refletir, reflita; na
hora de concluir, conclua; e na hora de agir, aja.
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