sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VAI TOMAR NO QUÊ ? VAI TOMAR NO CÚ... mas sem fatura! Francisco José Viegas escreveu post muito crítico num blog

TVI tomar no cu 

Pedir fatura? Ex-governante promete mandar fiscais «tomar no cu»

 http://vaievem.files.wordpress.com/2013/02/sic-tomar-no-cu.png

Francisco José Viegas escreveu post muito crítico num blog

 RTP tomar no cu

O ex-secretário de Estado da Cultura prometeu mandar o fisco «tomar no cu» caso um dia venha a ser abordado sobre a obrigatoriedade de pedir fatura.

Relvas respeita críticas de Viegas

O post de Francisco José Viegas é dirigido ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e a sua autoria foi confirmada pelo próprio à TVI24. Viegas não quis adiantar mais comentários.

«Queria apenas avisar que, se por acaso, algum senhor da Autoridade Tributária e Aduaneira tentar "fiscalizar-me" à saída de uma loja, um café, um restaurante ou um bordel (quando forem legalizados) com o simpático objectivo de ver se eu pedi factura das despesas realizadas, lhe responderei que, com pena minha pela evidente má criação, terei de lhe pedir para ir tomar no cu, ou, em alternativa, que peça a minha detenção por desobediência», escreveu Viegas no blog «A Origem das Espécies».

O ex-governante acrescentou ainda que o «pobre funcionário» do fisco «não tem culpa nenhuma». «Mas se a Autoridade Tributária e Aduaneira quiser cruzar informações sobre a vida dos cidadãos, primeiro que verifique se a C. N. de Proteção de Dados já deu o aval, depois que pague pela informação a quem quiser dá-la», acrescentou.

O Governo recordou na quarta-feira que todos os consumidores estão obrigados a pedir fatura no ato de qualquer compra. Quem não o fizer arrisca uma multa do fisco, que varia entre 75 euros e 2.000 euros.
 

Fiquei com uma dúvida: é “tomar” ou “levar” no dito?

O ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, animou hoje o pagode que bem precisa de animação, ao avisar, no seu blog, o seu ex-colega no Governo,  Paulo Núncio: “se por acaso, algum senhor da Autoridade Tributária e Aduaneira tentar «fiscalizar-me» à saída de uma loja, um café, um restaurante ou um bordel (quando forem legalizados) com o simpático objectivo de ver se eu pedi factura das despesas realizadas, lhe responderei que, com pena minha pela evidente má criação, terei de lhe pedir para ir tomar no cu, ou, em alternativa, que peça a minha detenção por desobediência. Ele, pobre funcionário, não tem culpa nenhuma; mas se a Autoridade Tributária e Aduaneira quiser cruzar informações sobre a vida dos cidadãos, primeiro que verifique se a C. N. de Proteção de Dados já deu o aval, depois que pague pela informação a quem quiser dá-la.”
O aviso do ex-secretário de Estado saltou rapidamente do seu blog para as redes sociais e daí para  jornais, Estava visto que a notícia seria o “tomar no cu” embora o post do ex-secretário de Estado contenha uma observação pertinente, como seja saber se a Comissão Nacional de Protecção de Dados deu o aval ao Fisco para andar a pedir informações às pessoas.
Dado o sucesso imediatamente conquistado pela expressão “tomar no cu”, várias questões se colocam: a primeira é saber se a expressão é “tomar no cu” ou “levar no cu”. As opiniões dividem-se, com a maioria a optar por “levar no cu”. Descobriu-se então que “”tomar no cu” é mais usada no Brasil, pelo que o ex-secretário de Estado quis ser  “cosmopolita” e usou a versão brasileira.
  
Outra dúvida era saber como iriam as televisões tratar o caso. Constatou-se então que a SIC e a TVI reproduziram a expressão por escrito no écran e oralmente, em off. A RTP reproduziu no écran, leu em off o post mas quando chegou à frase suspendeu a leitura, continuando na frase seguinte. É claro que os pivôs estavam com imensa vontade de rir. 
Eu também me fartei de rir. E lembrei-me que o fiscal a quem ele disser para “ir tomar no cu” lhe pode responder como alguém  me respondeu quando eu lhe disse o mesmo, na versão  portuguesa: “isso queria eu!
 
 

O ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, juntou-se às vozes que protestam contra a intenção governamental de multar quem não pede faturas de despesas, ameaçando, no seu blogue, mandar "tomar no cu" algum agente da Autoridade Tributária e Aduaneira que o aborde nesse sentido.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário