sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

«Grândola Vila Morena» cala Passos Coelho no Parlamento

«Grândola Vila Morena» cala Passos Coelho no Parlamento

 Grândola cantada no Parlamento [LUSA]

Cidadãos do movimento Que Se Lixe a Troika cantam segunda senha do 25 de Abril nas galerias do plenário. «O povo é quem mais ordena», mas foram expulsos pela polícia

Grândola cantada no Parlamento [LUSA]

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho preparava-se para mais uma intervenção no debate quinzenal e eis que os cidadãos presentes nas galerias do Parlamento começaram a cantar «Grândola Vila Morena», de Zeca Afonso.
Hino da Revolução do 25 de Abril, a segunda senha da revolução, cortou a palavra a Passos Coelho.
Grândola cantada no Parlamento [LUSA]

«Terra da fraternidade, o povo é quem mais ordena!» foram versos repetidamente cantados, em uníssono, por cerca de 20 pessoas ligadas ao movimento Que Se Lixe a Troika.

A polícia teve de intervir para retirar os cidadãos das galerias, de modo a dar seguimento ao debate. Eles saíram, mas sem parar de cantar.

Passos Coelho aguardou, serenamente, e quando retomou a palavra disse que «de todas as formas que uma sessão pode ser interrompida, esta é uma das de melhor bom gosto».

João Semedo, do Bloco de Esquerda, quando teve oportunidade de falar disse que «bem que precisamos desta lufada de ar fresco e cheirinho a 25 de Abril».

Já depois do debate, aos jornalistas, o líder do PS, António José Seguro, afirmou que «nem era preciso haver esta manifestação», nas galerias do Parlamento, para perceber que
«há um descontentamento enorme».

«Como é que as pessoas hão-de estar contentes com o nível de desemprego que o país tem? Nós temos mais de 920 mil desempregados, mais de 125 mil jovens» nessa situação, com uma taxa de 40%, lembrou, e «com a economia a cair cada vez mais».


Daí que, questiona, «Alguém pode estar contente? A única coisa que o primeiro-ministro tem para responder é dizer que isto está em linha com as previsões do Governo. É por isso que lhe fiz a pergunta: o que é que ele está a fazer à frente do Governo?».

Já Honório Novo, depois de uma declaração aos jornalistas sobre um projeto-lei que o PCP vai apresentar contra as multas a quem não pedir fatura, admitiu que teve vontade de cantar «Grândola Vila Morena»:

«Julgo que vontade teve muita gente. Estive a trautear em silêncio. É um gesto que devia fazer corar de vergonha todos aqueles que fazem políticas», especialmente Passos Coelho, frisou. «A forma como ele reage é mais um exemplo da habilidade que este primeiro-ministro tem de atirar areia para os olhos» das pessoas.

Ainda durante o debate, perante os números do desemprego e da recessão em 2012, a deputada d'Os Verdes Heloísa Apolónia acusou o Governo de apresentar «zero resultados» em matéria de emprego e disse que a única saída do Governo «é sair».
 


Já o PSD, na sua intervenção, preferiu citar o Documento de Coimbra do PS, para dizer que «parece mentira, mas é verdade»: os socialistas «já querem liderar a reforma do Estado». Mas, «para liderar, é preciso estar no debate», disse o deputado social-democrata Luís Montenegro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário