domingo, 17 de fevereiro de 2013

One Billion Rising 2013 - Mulheres e homens de 184 países participam numa dança coletiva, para o "V-Day"


Mil milhões de pessoas dançam hoje pelo fim da violência 

 Mulheres e homens de 184 países participam hoje numa dança coletiva contra a violência sexual. Campanha One Billion Rising para o "V-Day", em alusão ao Dia de São Valentim, é iniciativa de uma ONG.



Portugal, Espanha e outros 182 países participam ao longo do dia de hoje na campanha One Billion Rising, que pretende pôr o mundo a dançar pelo fim da violência contra as mulheres. O nome da iniciativa reporta a uma estatística das Nações Unidas: mil milhões de mulheres  - uma em cada três - serão violadas e agredidas ao longo das suas vidas.
A ideia da campanha global surgiu depois de Eve Ensler, conhecida dramaturga norte-americano e autora do livro "Os Monólogos da Vagina", ter visitado uma comunidade na República Democrática do Congo, onde as mulheres, altamente vulneráveis à violência, saram as feridas através da dança.
"Vi o poder da dança e comecei a pensar o que seria se mil milhões de mulheres, e todos os homens que as amam, dançassem no mesmo dia em todo o mundo", explicou Eve Ensler, recentemente, em teleconferência com jornalistas de todo o mundo.
Casos como a da jovem violada e assassinada na Índia em dezembro, provocaram uma onde de repúdio internacional, encabeçada por várias associações de direitos humanos.
Um grupo de alunos da escola Shri Ram, na Índia, enviou à organização da campanha um vídeo com as suas coreografias.E no Afeganistão várias mulheres manifestaram-se em Cabul pelo fim da violência contra as afegãs e outras mulheres no resto do mundo.

One Billion Rising em Portugal

Duas dezenas de iniciativas em vários pontos do país assinalam a adesão de Portugal à campanha One Billion Rising. Viseu, Covilhã, Fundão, Lagos, Góis, Aljustrel, Coimbra, Almada, Costa de Caparica, Setúbal e Lisboa são as localidades portuguesas que decidiram aderir a esta comemoração diferente do Dia dos Namorados.
Em Lisboa, realizou-se uma flash mob promovida pela organização não governamental Comunitária no Mercado de Fusão, Martim Moniz.
Às 17h30, no Largo de Camões, deputadas e ativistas vão participar na iniciativa "A Menina Dança?", uma coreografia para a música "Break the Chain", que conta com a colaboração do bailarino Marco De Camillis.
Organizada pela eurodeputada socialista Ana Gomes, a iniciativa contará com a presença de organizações como Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, ILGA Portugal, União de Mulheres Alternativa e Resposta, Amnistia Internacional e companhia Chapitô.

Em nome das dinamizadoras da campanha em Portugal, a eurodeputada socialista Ana Gomes disse à Lusa que o objetivo é fazer com que "cidadãos e cidadãs" se mobilizem "ativamente pelo fim da violência contra as mulheres".
Em Espanha, 29 cidades atenderam à convocatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário