quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Museu de Viena aceita visitantes sem roupa em exposição sobre nus (200 nudists visit Museum for special tour)


(Foto: Heinz-Peter Bader/Reuters)
Visitantes nus observam obras da mostra em Viena

Juntaram-se visitantes nus aos Homens Nus no Museu Leopold

 

 Homens Nus, exposição patente em Viena, ganhou um sugestivo efeito de espelho. Os visitantes puderam, também eles, passear despidos pelo Museu Leopold.

 

A exposição pretendia preencher um vazio e, a julgar pelo sucesso que tem tido, havia mesmo um vazio por preencher. Nackte Männer/Homens Nus, patente no Museu Leopold, em Viena, e inaugurada em Outubro, mostra exactamente aquilo que diz o título. A representação artística do nu masculino desde 1800 até ao presente.
Anteriores exposições dedicadas ao nu tinham contemplando o corpo feminino e era então tempo de mudar o género observado. Dia 18 de Fevereiro, reuniu-se à representação artística a observação directa. Alegadamente a pedido de associações de nudistas, foi possível ver num horário especial, após as 18h30, Nackte Männer em estado virginal. Nu, portanto. Os visitantes como espelho das representações expostas.
A exposição já deveria ter encerrado, mas a grande afluência de visitantes levou ao seu prolongamento até 4 de Março. Até ao final de Janeiro, mais de 400 mil visitantes já tinham passado pelo Leopold Museum para ver as cerca de 300 obras expostas, da autoria de Egon Schiele, Jean Cocteau, David Hockney, Francis Bacon, Robert Mapplethorpe ou, num núcleo reservado ao olhar feminino, Nan Goldin ou Maria Lassnig.
 

Museu de Viena aceita visitantes sem roupa em exposição sobre nus

A exposição 'Homens Nus' foi motivo de polêmica e autocensura 

O Museu Leopold de Viena autorizou a entrada de pessoas nuas nesta segunda-feira (18) para visitar a exposição 'Naked men' ('Homens Nus') sobre a história da representação do corpo masculino na arte.
Após ter recebido várias solicitações para que a exposição fosse vista bem à vontade por parte de associações nudistas, o museu abriu no final desta segunda-feira um período para os visitantes sem roupa.
A exposição 'Homens Nus' foi motivo de polêmica e até autocensura em outubro por conta de um cartaz promocional com um nu frontal de três homens.
A foto foi motivo de ligações de protesto, tanto de mulheres como de homens, e o museu decidiu cobrir os genitais com uma chamativa faixa vermelha em muitas das cópias distribuídas pela cidade. A exposição, aberta até o dia 4 de março, reúne mais de 300 quadros, fotos e esculturas.
Em 2005, o mesmo museu ofereceu a entrada gratuita às pessoas que visitassem nuas a exposição 'A Verdade Nua: Klimt, Schiele, Kokoschka e outros escândalos'.
 Mostra ‘Homens Despidos’
 
Quem aceitar o repto de ir despido ao museu terá entrada gratuita

Museu convida visitantes a verem exposição nus

 

A exposição sobre nudismo masculino na arte já está patente no Museu Leopold de Viena (Áustria) há várias semanas, mas agora voltou a ser notícia devido a uma proposta arrojada: no dia 18 de fevereiro, a partir das 18h00, os visitantes vão poder ir à mostra sem roupa.
De acordo com o Museu Leopold, a ideia surgiu na sequência de vários pedidos de associações de nudistas, interessadas em afirmar a sua posição a propósito de ‘Homens Despidos’, o nome deste projeto.
Quem aceitar o repto, terá entrada gratuita.
Antes, as críticas tinham sido tantas, que o Museu Leopold, em Viena, decidiu cobrir os genitais dos três homens que protagonizam o nu integral do cartaz desta exposição.
Os três jogadores de futebol surgem num relvado, com uma bola nos pés, mas a exibição das partes íntimas gerou demasiados protestos, dado que os cartazes estiveram em exibição em várias partes da capital austríaca.
A exposição pretende mostrar a evolução da representação da nudez masculina nos círculos artísticos.
'Homens Despidos' ajudou a aumentar as visitas do museu em 17% e já 364 mil pessoas a viram.
 Cerca de 200 nudistas visitaram exposição «Homens Nus» em Viena

Cerca de 200 nudistas visitaram exposição «Homens Nus» em Viena

Cerca de 200 nudistas vindos dos quatro cantos do mundo visitaram segunda-feira a exposição «Homens Nus» no Museu Leopold, em Viena.

As portas do museu da capital austríaca abriram pelas 18:00 para que os visitantes despidos pudessem apreciar os mais de 300 quadros, fotos e esculturas do corpo masculino.
A iniciativa surgiu após o museu ter recebido vários pedidos de associações nudistas.
Assim, vestindo apenas calçado e as máquinas fotográficas, cerca de 200 nudistas visitaram a exposição, que estará disponível ao público em geral até 4 de Março.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário