quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

curiosidades // Realeza - D. Pedro exumado em segredo


D. Pedro exumado em segredo

D. Pedro exumado em segredo

Restos mortais foram alvo de testes científicos, envoltos em segredo. Tudo para poder desfazer alguns mitos que rodeavam a morte deste monarca. E efectivamente, tal aconteceu: D. Pedro, que foi sepultado com uniforme de general e rodeado por comendas e medalhas, não era alto e forte, como normalmente é retratado. De acordo com os peritos, teria entre 1,66 e 1,73 metros...
Correio da Manhã
 
História: Análises feitas em 2012 mas reveladas agora

O Brasil exumou, no mais completo segredo, os restos mortais do primeiro imperador do país, D. Pedro (o IV de Portugal), nascido em Queluz (1798-1834), e das suas duas mulheres, as imperatrizes D. Leopoldina e D. Amélia, para posterior pesquisa histórica e científica. As exumações, realizadas após uma longa negociação com as autoridades governamentais, ocorreram em 2012, mas só esta semana foram conhecidas.
Os restos mortais dos três foram submetidos a ultrassonografias e tomografias no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e analisados por especialistas da Universidade de São Paulo, permitindo desfazer vários mitos. Em primeiro lugar, D. Pedro, que foi sepultado com uniforme de general e rodeado por comendas e medalhas, não era alto e forte, como normalmente é retratado. De acordo com os peritos e, descontada a ação do tempo, teria afinal entre 1,66 e 1,73 metros.
Outra "verdade" histórica repetida por quase 200 anos e que agora foi desmentida pelos exames foi o episódio em que a imperatriz D. Leopoldina teria partido o fémur de uma das pernas ao ser empurrada por D. Pedro das escadarias do palácio da Quinta da Boavista, no Rio de Janeiro. Os exames não detetaram fratura alguma.
Por último, a outra mulher, D. Amélia, surpreendeu pelo estado de conservação em que se encontra. Foi mumificada e, por isso, tem razoável estado de preservação, exibindo cabelos, parte da pele, unhas, cílios e até alguns órgãos internos.

Exumação dos corpos Dom Pedro I e suas mulheres revela segredos da família imperial brasileira

 Pesquisadores encontraram ossos rodeados de ouro

 Segredos da família imperial brasileira foram revelados na última semana, a partir da exumação dos corpos de três personagens históricos: o imperador Dom Pedro I e as imperatrizes Leopoldina e Amélia.
Há mais de um ano, em sigilo absoluto, os corpos foram retirados de uma cripta do subsolo do Monumento à Independência, em São Paulo, e submetidos a exames modernos no Hospital das clínicas da capital.
Para não levantar suspeita, os três caixões chegaram ao hospital de madrugada e passaram por um criterioso exame de tomografia.

No caixão de Dom Pedro I foi encontrado ossos rodeados de medalhas valiosas. Já D. Leopoldina estava coberta por ouro, enquanto que o corpo da imperatriz Amélia, a segunda esposa do imperador, estava bastante conservado.

Sem comentários:

Enviar um comentário