sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TVI Celebra 20 Anos (2013)



Vinte anos de TV privada em Portugal

Nos vinte anos que se somam ao aparecimento do primeiro canal privado, a televisão tornou-se um extraordinário agente de mudança: mudou o país que somos, mudou o panorama audiovisual português, mudou o entretenimento e as indústrias culturais, mudou o jornalismo, mudou a tecnologia, mudou-nos enquanto cidadãos.

Neste livro, da autoria de Felisbela Lopes, investigadora do CECS e docente no Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, recorda-se e interpreta-se parte daquilo que foram estes vinte anos de televisão privada em Portugal, em que são entrevistadas vinte personalidades que tiveram responsabilidades ao nível político, empresarial, do entretenimento, da informação, da regulação.

O livro tem entrevistas de Aníbal Cavaco Silva, Alberto Arons de Carvalho, Nuno Morais Sarmento, Miguel Relvas, Francisco Pinto Balsemão, Miguel Paes do Amaral, Guilherme Costa, José Eduardo Moniz, Luís Marques, António Luís Marinho, António Rego, Alcides Vieira, José Alberto Carvalho, Nuno Santos, Júlia Pinheiro, Piet Hein Bakker, Adriano Luz, Marcelo Rebelo de Sousa, José Manuel Paquete de Oliveira e José Alberto Azeredo Lopes.
 
TVI

Saiba onde se irá realizar a gala dos 20 anos TVI

Ao longo do ano de 2013, a estação de Queluz de Baixo tem agendadas algumas iniciativas, entre elas, tal como noticiado pel’ A Televisão, a reflexão sobre o futuro do jornalismo, mais propriamente daqui a 20 anos.

TVI

TVI celebra 20 anos com reflexão sobre o futuro do jornalismo

Num ano em que a estação dirigida por Luís Cunha Velho celebra 20 anos de existência, marcados pela quebra significativa das audiências para a SIC, começam a ser conhecidas algumas das festividades.

logo_20anos

TVI inicia celebrações do vigésimo aniversário

A TVI comemora em 2013 duas décadas de existência a emitir em sinal aberto. A estação de Queluz de Baixo, foi a segunda televisão privada a nascer em Portugal a 20 de fevereiro de 1993. 
 
 novelas portuguesas Conheça quais são as novelas mais vistas desde 2000Nos últimos meses, a SIC fez história ao ultrapassar a longínqua liderança da TVI na ficção. Desde setembro, as novelas da estação de Carnaxide são vencedoras. Além disso, e pela primeira vez desde 2000, quando a TVI começou a apostar de forma continuada na produção de novelas, um produto da estação de Carnaxide entrou no TOP 10 das telenovelas portuguesas mais vistas. Com uma média de 1 419 300 telespectadores, "Dancin’Days" ocupa o sétimo lugar desta tabela que, até ao momento, era totalmente dominada por tramas da TVI.
"Dei-te Quase Tudo", produção de 2005 protagonizada por Vera Kolodzig e Pedro Granger, ocupa o primeiro lugar, somando uma média de 1 571 400 espectadores. No pódio das  mais vistas segue-se "Ninguém como Tu", do mesmo ano, com uma média de 1 556 300 pessoas. Na terceira posição, está "Olhos de Água", que pôs frente a frente as gémeas Luísa e Leonor, interpretadas por Sofia Alves. A história foi acompanhada por 1 521 900 portugueses.
Nos seguintes lugares estão, em quarto lugar "Filha do Mar", em quinto lugar, "A Outra", em sexta lugar "Ilha dos Amores", em sétimo lugar aparece a trama da estação de Carnaxide "Dancin’Days", em oitavo lugar "Feitiço de Amor", em nono lugar "Deixa Que Te Leve" e em décimo lugar "Fascínios".
Confira aqui a tabela do TOP 20 das novelas portuguesas mais vistas do século XXI:
top 20 telenovelas Conheça quais são as novelas mais vistas desde 2000

 

2 comentários:

  1. manuel jorge rodrigues figueiredo

    Jorge Manuel Costa Figueiredo
    ana costa figueiredo

    ResponderEliminar