quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

NUTRI VENTURES - O Dia mundial da Alimentaçao

O Dia mundial da Alimentaçao

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.
Logo

Um mundo livre da fome

Temas discutidos nos últimos anos:
 WFD HomePage

Uma das iniciativas relacionadas é a Campanha TeleFood, que utiliza programas de televisão e rádio, concertos, chamadas de personalidades famosas, eventos esportivos e outros acontecimentos para transmitir a mensagem de que é hora de se fazer algo para resolver o problema da fome no mundo. O objetivo do TeleFood é fomentar a conscientização e mobilizar recursos para microprojetos de segurança alimentar. As doações recebidas são utilizadas para centenas de pequenos projetos em países em desenvolvimento para ajudar os camponeses pobres a produzir mais alimentos ou gerar renda com a qual possam adquirir alimentos em quantidade e qualidade suficiente para dar de comer às suas famílias. A página web da FAO na Internet contém informações adicionais sobre os temas recentes do Dia Mundial da Alimentação e sobre o TeleFood.
Telefood

Educação para a Saúde

Nutri-Ventures | Ensinar a comer com a ajuda de heróis animados

Pode parecer uma brincadeira de crianças mas trata-se de um assunto muito sério: ensinar a comer de forma saudável através de uma série de desenhos animados.
 
A Nutri-Ventures  é uma empresa criada por Rui Lima Miranda e Rodrigo Carvalho que recebeu 250 mil euros da Red Star.


A Red  Star é uma sociedade de investimento de Business Angels (BAs) enfocada apenas em projectos altamente inovadores e com potencial internacional, independentemente da indústria/área económica. Conta com uma equipa de BAs empreendedora e que actua em muita proximidade com os promotores dos projectos apoiados.
No caso da Nutri-Ventures o BA envolvido, que é membro da Sociedade Red Star, Pedro Van Zeller, acredita que este ano vai buscar o dinheiro investido.
O Projecto em que este BA investiu tem heróis e vilões e, como em qualquer história de animação, prevê-se que tenha um final feliz.
Para assegurar o já bem sucedido projecto os 2 empreendedores Rui e Rodrigo criaram uma série de animação cujo objectivo é educar de forma divertida. Contam com a ajuda de 4 amigos, Lena, Teo, Nina e Ben, para convencerem as crianças a preferirem alimentos saudáveis.

Cartaz | Nutri-Ventures
A série, pensada para um público dos 6 aos 10 anos, tem calendarizadas 3 temporadas de 13 episódios cada com cerca de 23 minutos e arranca já em 2012, com exibição em  Espanha e em Portugal no canal Panda e na RTP2. 
Desde a sua génese o projecto foi pensado para o mercado global. Neste momento a produção está a decorrer em português e em inglês  e pela primeira vez são os atores americanos a dobrarem os portugueses.
O rigor cientifico deste trabalho tem a garantia da Associação Portuguesa de Nutricionistas e os 2 sócios continuam a divulgar o projecto e a estabelecer parcerias com entidades promotoras de bem-estar como é o caso da Organização Mundial de Saúde e da Iniciativa Let’s Move de Michelle Obama. 
Uma história de uma  boa ideia que sem o investimento qualificado do Business Angels  podia não estar a contar boas histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário