Lourena Nhate
Embaixadora para os Direitos da Criança
Dia Mundial da Criança
O Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.1 Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.
No Brasil [editar]
No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.
Em Portugal [editar]
Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.
Nos Estados Unidos [editar]
Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no 1° domingo de junho, a data pode variar de estado para estado em nível nacional. Dia das Crianças e Juventude foi aprovado em 1994, quando o Legislativo do Havaí se tornou o primeiro estado do país a aprovar uma lei para reconhecer o 1° domingo de outubro como "Dia das Crianças". Nos Estados Unidos o presidente Bill Clinton proclamou o dia das crianças em 11 de outubro de 1998, 2 em resposta a uma carta escrita por um menino de seis anos perguntando se ele iria aprovar o Dia das Crianças. "Dia Nacional da Criança" foi proclamado pelo presidente George W. Bush em 03 de junho de 2001. 3
WV Moçambique elege Lorena Nhate para Embaixadora para os Direitos da Criança
(2009-07-30) A jovem cantora moçambicana Lorena Nhate acaba de ser nomeada, pela World Vision Moçambique (wv), Embaixadora para os Direitos da Criança, segundo um comunicado de imprensa da organização não governamental internacional.
A WV Moçambique decidiu, do imenso universo de figuras públicas, nomear Lorena para sua Embaixadora para os Direitos da Criança em sinal de reconhecimento da figura modelo e de influência positiva que ela tem sido, desde que se revelou num concurso de talentos musicais nacionais.
A primeira acção levada a cabo pela artista desde a sua nomeação, refere o comunicado, foi uma viagem, na semana passada, à província da Zambézia, aonde a WV Moçambique está a implementar o grosso das suas acções, essencialmente viradas para o bem estar da criança.
Nessa viagem, Lorena inteirou-se da situação da criança órfão e vulnerável, assim com dos esforços ora em curso por parte de entidades governamentais de que a WV Moçambique é parceira, em Quelimane, Namacurra e Morrumbala.
O cargo actualmente ocupado por Lorena Nhate, que se mostrou ao mundo na primeira edição do programa "Famashow" (de descoberta de talentos), já foi anteriormente ocupado por reputadas figuras como o antigo Chefe de Estado moçambicano, Joaquim Chissano, o conceituado artista de artes plásticas Malangatana, apresentadores de rádio e televisão, e outros músicos como MC Roger, Lizha James, Edú, Valdemiro José, entre outros.
forca lorena as nossas criancas tem direito ao nosso apoio
ResponderEliminar