domingo, 2 de junho de 2013

Dia Mundial da Criança - Lorena Nhate Embaixadora para os Direitos da Criança

Lourena Nhate

Embaixadora para os Direitos da Criança

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.1 Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

No Brasil [editar]

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Em Portugal [editar]

Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.

Nos Estados Unidos [editar]

Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no 1° domingo de junho, a data pode variar de estado para estado em nível nacional. Dia das Crianças e Juventude foi aprovado em 1994, quando o Legislativo do Havaí se tornou o primeiro estado do país a aprovar uma lei para reconhecer o 1° domingo de outubro como "Dia das Crianças". Nos Estados Unidos o presidente Bill Clinton proclamou o dia das crianças em 11 de outubro de 19982 em resposta a uma carta escrita por um menino de seis anos perguntando se ele iria aprovar o Dia das Crianças. "Dia Nacional da Criança" foi proclamado pelo presidente George W. Bush em 03 de junho de 20013

WV Moçambique elege Lorena Nhate para Embaixadora para os Direitos da Criança

(2009-07-30) A jovem cantora moçambicana Lorena Nhate acaba de ser nomeada, pela World Vision Moçambique (wv), Embaixadora para os Direitos da Criança, segundo um comunicado de imprensa da organização não governamental internacional.

A WV Moçambique decidiu, do imenso universo de figuras públicas, nomear Lorena para sua Embaixadora para os Direitos da Criança em sinal de reconhecimento da figura modelo e de influência positiva que ela tem sido, desde que se revelou num concurso de talentos musicais nacionais.

A primeira acção levada a cabo pela artista desde a sua nomeação, refere o comunicado, foi uma viagem, na semana passada, à província da Zambézia, aonde a WV Moçambique está a implementar o grosso das suas acções, essencialmente viradas para o bem estar da criança.

Nessa viagem, Lorena inteirou-se da situação da criança órfão e vulnerável, assim com dos esforços ora em curso por parte de entidades governamentais de que a WV Moçambique é parceira, em Quelimane, Namacurra e Morrumbala.

O cargo actualmente ocupado por Lorena Nhate, que se mostrou ao mundo na primeira edição do programa "Famashow" (de descoberta de talentos), já foi anteriormente ocupado por reputadas figuras como o antigo Chefe de Estado moçambicano, Joaquim Chissano, o conceituado artista de artes plásticas Malangatana, apresentadores de rádio e televisão, e outros músicos como MC Roger, Lizha James, Edú, Valdemiro José, entre outros.

1 comentário: