sexta-feira, 14 de junho de 2013

Marchas Populares Coimbra 2013

14 de junho | Coimbra | Marchas Populares

 
Baixa de Coimbra
 
Marchas Populares na Baixa de Coimbra

No próximo dia 14 a Baixa de Coimbra está em festa. Durante a tarde, das 14h30 às 16h00, as marchas infantis encantam a assistência. À noite, a partir das 20h30, realiza-se 4º Desfile de Marchas Populares da Baixa de Coimbra, com 12 marchas participantes a animarem os percursos pedonais desta zona da cidade.
Em mais uma edição das Noites Brancas, o ambiente promete ser de festa, com sardinha assada, um concurso de decoração alusiva às festas populares “A minha rua é linda!” e o comércio de portas abertas
 até às 24 horas, com mais de duzentos estabelecimentos aderentes.
 
 


 

 
Marchas Populares desfilam hoje na Baixa de Coimbra 
 Dezassete marchas vão desfilar hoje pelas ruas da Baixa de Coimbra. São as tradições dos Santos Populares a regressarem ao “coração” da cidade, em mais uma edição da Noite Branca.
A Baixa de Coimbra prepara-se para mais uma noite repleta de animação. A partir das 20h30, 17 grupos de marchas populares vão desfilar por todas as ruas da Baixa, enchendo-a de música, cor e brilho, num evento repleto de tradição e que procura revitalizar a principal área comercial a céu aberto da cidade.
Promovida pela Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), a Noite Branca vai ser dedicada desta vez aos Santos Populares. Assim, durante a noite de hoje, não faltará a animação pelas 17 marchas presentes, oriundas dos concelhos de Coimbra, Penacova e Pombal, bem como a sardinha assada, o caldo verde e os manjericos.

À semelhança do que acontece habitualmente, o comércio vai manter-se aberto até às 24h00, com várias campanhas promocionais, de forma a que o visitante possa encontrar a Baixa “com vida” em todos os setores.

Armindo Gaspar, presidente da APBC, realça a forte adesão dos estabelecimentos comerciais, estando inscritos “200 restaurantes e lojas aderentes”. Lembra que “estes eventos fazem-se para os comerciantes” e sublinha que a APBC “só ficará satisfeita quando estiverem todos envolvidos”.

O desfile vai percorrer toda a Baixa. Segundo Armindo Gaspar vai passar por todas as ruas, levando assim a animação a todos os recantos desta zona da cidade. Os grupos vão parar por alguns momentos na Praça 8 de Maio e na Praça do Comércio onde a sua atuação será avaliada por um júri, que irá eleger as melhores marchas.
Os restaurantes também se associam a este evento, dando destaque nesta noite aos pratos ligados aos Santos Populares. Os visitantes poderão assim saborear a tradicional sardinha assada, o caldo verde e a broa, e irão encontrar vários assadores espalhados pelas ruas, enchendo o ar de deliciosos aromas típicos desta quadra.
As ruas vão estar decoradas a preceito, com motivos alusivos aos Santos Populares, e vão participar no concurso “A minha rua é linda!”. Caberá aos visitantes da Baixa elegerem as três melhores decorações.
Não faltarão ainda os tradicionais manjericos que irão estar adornados com quadras criadas especialmente para esta noite pelos alunos das escolas do ensino básico de Santa Cruz e Almedina.
Para que tudo possa estar a postos às 20h30, hora prevista para o início do desfile, a rua da Sota vai encerrar ao trânsito às 18h00 e a rua da Sofia às 20h00.
Armindo Gaspar entende que está tudo preparado para que esta seja “uma noite fantástica” e espera que as pessoas venham reviver esta tradição dos Santos Populares.

                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário