segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cinema: Famel Top Secret promete…sorrisos


Famel Top Secret... um filme da Kinjolas Motion Pictures com a realização de Jorge Monte Real.

Produção: Pedro Anjo | Co-produção: Cine Clube de Avanca


 JORGE MONTE REAL


O projecto Famel Top Secret, da Kinjolas Motion Pictures, foi apresentado em conferência de imprensa, no dia 30 de Janeiro.


“Portugal está a viver uma crise muito grande e o povo português precisa de rir um bocadinho, daí a ideia de avançarmos para um novo filme”, começou por referir Pedro Anjos, falando no Cine-Teatro S. Pedro.

O novo guião surgiu na sequência de “A Última Famel” e dá continuidade à vida do fictício herdeiro da antiga Fábrica Famel: “Pêpê e sua família!”. 
image

Sushi do Kinjolasno lombo da Famel

Cromo. Aos menos avisados, o substantivo, cheio de propriedades adjetivantes, poderá parecer insultuoso. Não é. Pedro Anjos - Anjo quando artista - ou Kinjolas, alcunha posta em Águeda, nos tempos de jovem mulherengo, é um cromo, com tudo o que tem de bom, de louco, de criativo, de frenético, de empreendedor. Ator, guionista, produtor de cinema com grandes connections (assim, à americana), senhor d'A Última Famel (F..., A Moto É Linda!...) e sushiman (assim, à japonesa, mas com o man à americana).
É Pedro o Pan, menino que nunca cresce? Diz que não. Aos 38 anos, casado e centrado em negócios e filmes, que vê como business (assim, à americana), tem os pés no chão. Até o vistoso Mercedes já lhe diz pouco: "É pior do que uma amante. Quando me vir livre dele, compro um Ibiza ou coisa assim. Descapotável, claro".
"A Última Famel" era nada (o trabalho de fim de curso de Jorge Montereal, amigo e realizador), mas tornou-se tudo. Espécie de "Balas & Bolinhos" sem palavrões, foi dado pelo realizador à Benfica TV e bateu recordes de audiências, tornando-se um pequeno fenómeno. Toda a gente trabalhou de borla, atores seguravam em luzes, os refletores eram placas de esferovite... mas a teia de amizades de Pedro deu ao elenco José Carlos Pereira, Fátima Preto, Ana Brito e Cunha ou o ex-futebolista Dani, a que se juntam, na sequela "Famel Top Secret", a filmar este verão, Vítor Norte, Merche Romero ou Paulo Futre, a fazer de... Paulo Futre.
Contar bem a história exigiria vários fascículos. Entre o rapaz de Águeda cuja alcunha não descodificaremos ao homem que vive na Costa Nova, "como se estivesse em Miami", temos o jovem que se formou em gestão, a pensar na fábrica da família, não gostou e foi para Londres aprender a ser ator. E que voltou a Portugal, aderiu ao sushi e abriu um restaurante em Lisboa ("uma namorada levou-me a comer sushi: eu era da Bairrada e só queria leitão e chanfana, mas lá comecei a provar; se não fosse eu, era outro").
Outro fascículo abarcaria o momento em que, por cá, conheceu o produtor e realizador Matt Cimber (chegou a ser nomeado "pior realizador do mundo", o que dá charme à coisa), que o reaproximou ao mundo artístico. Outro relataria os tempos de Lisboa, a participação em duas novelas e muitos anúncios televisivos. Outro versaria a passagem pelo Brasil e o regresso ao torrão natal, a japonesice gastronómica: ao almoço, em Águeda, à noite na Barra, a fazer suhi em eventos ou no quiosque móvel que já levou a Itália...
Na rua, em Águeda, os condutores buzinam-lhe, ele responde com gestos largos. "Sou reconhecido como o gajo da Famel". E é. Ressuscitou, no imaginário dos aguedenses, os míticos ciclomotores, perdidos à sombra das ruínas de uma fábrica falida.

Um filme cheio de actores começa sempre por um bom CASTING.
O primeiro CASTING já aconteceu, mas este foi só o primeiro momento para a escolha dos actores e figurantes do filme FAMEL TOP SECRET.
Continuamos a ver, a conhecer novos atores, a encontrar os rostos do filme.
Queremos conhecer-te.
Contacta-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário