terça-feira, 14 de maio de 2013

Insetos: a ementa da ONU para combater a fome e a obesidade mundiais

Organização das Nações Unidas

FAO recomenda alimentação com insectos para combater a fome

Insetos: a ementa da ONU para combater a fome e a obesidade mundiais 

 

«Comer insectos» para reforçar a segurança alimentar: esta é a orientação da FAO, que lançou esta segunda-feira um programa para incentivar a criação em larga escala de insectos, alimento rico em nutrientes, de baixo custo, ecológico e «delicioso». 

 

Dois mil milhões de pessoas em culturas tradicionais já os consomem, mas o potencial de consumo é muito maior, considera a Agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
«A nossa mensagem é: comer insectos, os insectos são abundantes, eles são uma rica fonte de proteínas e minerais», declarou Eva Ursula Müller, directora do Departamento de Política Económica Florestal na apresentação deste relatório em Roma.
Os biliões de insectos, que se reproduzem sem parar na terra, no ar e na água, «apresentam maiores taxas de crescimento e conversão alimentar alta e um baixo impacto sobre o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida», defendem os especialistas.
De acordo com seus cálculos, cerca de 900 espécies de insectos são comestíveis.
A FAO enumera os benefícios da produção de insectos em larga escala: são necessários 2 kg de ração para produzir 1 kg de insectos, enquanto o gado requer 8 kg de alimento para produzir 1 kg de carne.
Além disso, os insectos «são nutritivos, com um elevado teor de proteínas, gorduras e minerais» e «podem ser consumidos inteiros ou em pó e incorporados noutros alimentos».
A criação de insectos é simples, pois pode ser feita a partir de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, e também a partir de compostos e estrume.
Os insectos são extremamente ecológicos: usam muito menos água e produzem menos gases com efeito de estufa do que o gado.
O consumo de insectos, chamado de entomofagia, já é difundido e praticado há muito tempo entre culturas tradicionais em regiões da África, Ásia e América Latina.
«Um terço da população mundial come insectos, e isso é porque eles são deliciosos e nutritivos», ressalta Eva Ursula Müller.
«Insectos são vendidos nos mercados de Kinshasa, nos da Tailândia ou em Chiapas, no México, e começam a aparecer nos menus de restaurantes na Europa», argumentou.
Alguns criadores de vários continentes entenderam as vantagens e começam a tirar proveito: eles começaram a usar os insectos como ingredientes alimentares, incluindo na aquicultura e na criação de aves.
De acordo com Müller, os insectos oferecem muito mais do que apenas nutrição. Eles também são usados para dar cor e formam uma das bases da medicina tradicional em muitos países.
Para garantir a nutrição dos animais, os insectos são susceptíveis de proporcionar um complemento a outros recursos utilizados como soja e farinha de peixe.
Gabril Tchango, ministro das Florestas do Gabão, elogiou o consumo de insectos que «faz parte da vida quotidiana». Os «cupins grelhados são considerados uma iguaria nas nossas florestas», declarou, considerando que os insectos, em todas as categorias, contribuem com cerca de 10% da proteína animal consumida no Gabão.
De acordo com a FAO, «até 2030, mais de 9 mil milhões de pessoas vão precisar de ser alimentadas, assim como os mil milhões de animais criados a cada ano» para atender diversas necessidades, num momento em que «a poluição do solo e da água devido à produção intensiva de animais de pastoreio levam a degradação das florestas».
Outro argumento a favor da criação de insectos é que eles «podem ser colhidos no seu estado natural, cultivados, processados e vendidos pelos mais pobres da sociedade, como as mulheres e agricultores sem-terra. Os insectos podem ser recolhidos directamente e facilmente no seu estado natural. Os gastos ou investimentos necessários para a colheita são mínimos».
 

Agência da ONU defende consumo de insetos no combate à fome

2 bilhões de pessoas em culturas tradicionais já consomem mais de 1.900 espécies de insetos

 Mulher posa para campanha de consumo de insetos ocorrida em Bruxelas

Mulher posa para campanha de consumo de insetos ocorrida em Bruxelas 

 comida alimentação inseto insetos organização das nações unidas onu fome áfrica mundo planeta terra culturas tradicionais gafanhoto escorpião 

 

Internacional – ONU diz que Insetos comestíveis são alternativa promissora à carne

 As abelhas estão na lista dos mais consumidos. Foto: Banco Mundial. 

As abelhas estão na lista dos mais consumidos. Foto: Banco Mundial

 
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, quer combater a fome com produtos retirados das florestas.

Um novo relatório da agência da ONU mostrou que os insetos podem representar uma fonte de nutrientes para tentar acabar com a fome e garantir a segurança alimentar.
Proteína
 
Segundo o documento, os insetos são nutritivos e ricos em proteínas. Calcula-se eles façam parte da dieta tradicional de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro.
A FAO diz que a criação de insetos pode ser uma fonte também de empregos e de renda. Nesse momento, ela representa mais uma operação caseira mas tem potencial para atingir escala industrial.
Florestas
Na abertura da Conferência Internacional sobre Florestas para a Nutrição e Segurança Alimentar, em Roma, o chefe da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, afirmou que as florestas contribuem para o sustento de mais de 1 bilhão de pessoas.
Segundo Graziano da Silva, elas fornecem alimentos, óleo para cozinhar, forragem para animais e renda. Ele disse ainda que insetos e animais selvagens são, geralmente, fonte de proteína para as pessoas que vivem na região.
O diretor-geral da FAO afirmou que as folhas, sementes, cogumelos, mel e frutas fornecem vitaminas e minerais, além de garantir uma dieta saudável.
Pesquisa
Com mais de 1 milhão de espécies catalogadas, os insetos representam mais da metade dos organismos vivos no planeta.
Uma pesquisa feita pela FAO em parceria com a universidade Wageningen, da Holanda, mostrou que mais de 1,9 mil insetos são consumidos por homens, mulheres e crianças no mundo.
Abelhas e Formigas
Os mais consumidos são os besouros, 31% das pessoas, seguidos da lagarta, abelhas, vespas e das formigas. Ainda na lista estão, gafanhotos e grilos.
Muitos insetos são ricos na chamada “gordura boa”, e também em cálcio, zinco e ferro. Nesse caso, um bife por exemplo, tem 6 mg de ferro em cada 100 gramas. Um gafanhoto tem até 20 mg de ferro, dependendo da espécie e do tipo de comida que os insetos consomem.
A diretora da Divisão Florestal da FAO, Eva Muller, alertou que a organização não está dizendo que as pessoas devem comer insetos, mas sim que eles representam uma fonte de alimentos das florestas.
Com informações da Rádio ONU Nova York
 

Sem comentários:

Enviar um comentário