segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História da Dança


A dança é a mais antiga das artes criadas pelo homem.
Nas pinturas das cavernas pré-históricas, podemos ver a tentativa dos primeiros artistas de mostrar o homem primitivo dançando instintivamente, usando seus movimentos e gestos para agradar vitórias, celebrar alguma festa, enfim, o homem dançava em cada manifestação de vida.
A dança, como arte de divertir, surgiu com o teatro grego que incluía o canto e
a pantomima nos seus espetáculos dançados: os gregos foram os primeiros a usar a dança e os gestos para explicar as partes complicadas da histórias contada.
Os antigos romanos, combinavam música e dança com acrobacias e
números de circo para ilustrar fábulas populares.
Não só na Grécia e em Roma, mas também no Egito antigo a dança foi desde muito cedo a maneira de celebrar os deuses, de divertir o povo e a partir desse ritual se desenvolveram os elementos básicos para arte teatral atual.
O ballet- clássico é o desenvolvimento e a transformação dessa dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.
A Evolução no Século XVIII
Em 1713, foi fundada a escola de dança da Academia Real.
Havia um regulamento que impunha que os diretores escolhessem os melhores súditos e ensinassem para eles gratuitamente sua técnica. Sem dúvida, a criação da escola colaborou para o aprimoramento técnico da dança, mas por outro lado contribuiu para a monotonia que foi gerada pelo apego ao movimento e o esquecimento da emoção que ele exprime. Havia uma rotina na escola que se fixava ainda mais no virtuosismo puro. Nessa época, surgiram estudiosos que desejavam escrever a dança. Eles criaram uma espécie de partitura, onde os nomes dos passos, símbolos e desenhos são escritos paralelamente às notas musicais.
Nos livros onde foi "escrita" a dança, também foram catalogados novos passos:
relevés, tombés, glissés, diversos tipos de pequenos saltos, cabrioles,
coupé (que não era igual ao coupé de hoje) contratempos, chassés e sissones.
Obviamente, o desenvolvimento da nomenclatura e da escrita da dança clássica facilitou o ensino e ampliou o aprendizado da dança. Mas os coreógrafos não adotaram a técnica da escrita, e por isso, ao contrário do que aconteceu com a música, não é possível reproduzir um ballet assim como ele foi concebido.
Havia uma certa resistência à escrita: segundo um famoso maitre de ballet da época,
"A coreografia escrita apaga a genialidade". Foi a partir desses pequenos avanços que surgiu a dança acadêmica, a técnica clássica definida, que é a mesma técnica que conhecemos hoje, apesar das mudanças e influências sofridas nesses dois séculos.

 Conheça outras histórias interessantes:
A história do ballet
 
 A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci.
O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.
Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos
de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados. Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.
Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França,
introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso. O mais belo e famoso espetáculo
oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina. Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que rainha fosse invejada por todas as outras casas reais européias, além de ter uma grande influência na formação de outros conjuntos de dança em todo o mundo.

 A história do sapateado

 
 A história do sapateado, também conhecido como TAP DANCE, mistura-se com a história dos Estados Unidos.
Durante a colonização, os irlandeses imigraram para aquele país levando os chamados "sapatos musicais", que eram nada menos que simples tamancos. Com o passar do tempo, os tamancos foram substituídos por sapatos com placas de liga metálica adaptada nas pontas e calcanhares. Isso possibilitou um som mais intenso e nítido. A imigração da rica cultura negra também teve imensa importância na criação dos passos ritmados e musicalidade. O sapateado ganhou sofisticadas cadências musicais e cada dançarino desenvolveu estilo próprio.

A história do Jazz Dance 

  
O Jazz é um ritmo que nasceu diretamente da cultura negra, tem raízes populares, surgindo no final
do século passado. No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos,
os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde.
As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os
imitavam para ridiculariza-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham da cultura européia,
e misturando um pouco com as danças que conheciam. Dessa forma, surgiu a dança que era uma
mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros, com trabalho de
isolação muscular, marcação de quadril, ritmo pulsante e balanço.

A história da Dança Moderna

 
A Dança Moderna , criada nos últimos anos do século dezenove e primeiros do vinte teve raízes e intenções bem distintas. Sua grande iniciadora foi Isadora Duncan , mas a primeira técnica estruturada de Dança Moderna foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 desse século. A Dança Moderna Americana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica. Os bailarinos dançam descalsos , trabalham contrações , torções , desencaixe etc , e seus movimentos são mais livres , embora respeitem uma técnica fechada. Depois de Martha Graham , vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época : Doris Humphrey, Lester Horton, José Limon e outros. Suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito. E suas escolas existem muito fortemente nos Estados Unidos , berço da Dança Moderna. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais. Seus precursores procuraram maneiras mais modernas e pessoais de expressar idéias atravs da dança. Entre os pioneiros do movimento estão as americanas Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis; o suíço Emile Jacques-Dalcrose; e o húngaro Rudolf von Laban.

 A história da Dança Flamenca

 
 O Flamenco é um estilo de música popular bem distinto de qualquer outra cultura da Europa.
Ele cresceu na Andaluzia (Sul da Espanha) influenciado por povos da península ibérica através dos séculos como fenícios, comerciantes gregos, povos de Cartago, conquistadores visigodos (habitantes do Norte da Espanha), árabes, hebreus, romanos, ciganos e outros invasores bárbaros (todo povo que não falava latin). Essa nova forma musical originada primeiramente nas gitanerias (bairros pobres ciganos) foi passada de geração para geração graças ao estilo patriarcal da família cigana.
No início do século XIX (1810) o flamenco era parte do entretenimento promovido nas tabernas e estalagens andaluzas, uma vez que viajantes, comerciantes, prostitutas, traficantes, pedintes e ladrões,
se reuniam para jantar e tomar vinho. 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário