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Na
construção histórica do esporte e da Educação Física, a dança ocupa
um lugar central, pois dela se origina a arte do movimento. E esta
manifestação artística acompanha a vida humana na Terra desde seus
primórdios. Por esta razão, Pierre de Coubertin, ao restaurar os
Jogos Olímpicos a partir de 1896, procurou sempre prestigiar a dança
e desde a década de 1920 ela tem sido parte fundamental dos Jogos
Olímpicos de Inverno, esperando-se que seja incluída, em algumas de
suas versões, nos Jogos de Verão a partir de 2012. Em termos de
Educação Física, nas décadas de 1920 – 1930, na Europa, os grandes
nomes da dança foram também os renovadores dos métodos ginásticos.
Entre estes, cita-se Rudolfo Laban que coreografou a cerimônia de
abertura dos Jogos Olímpicos de Berlin, em 1936. Já nas últimas
Olimpíadas de Sydney, culminando em 2000, a dança constituiu a base
do programa cultural do evento. Em resumo, a dança é um fenômeno
originário na cultura de todos os povos, que se manifesta em outras
atividades corporais entre as quais incluemse os esportes e a
Educação Física, quer visando-se ao lazer, à saúde, à formação
educacional, ou a todos estes em conjunto.
Década de 1990: Em pesquisa de campo com uma amostra de 80
faculdades de Educação Física de todos as regiões do Brasil –
representando cerca de metade do total existente no país em meados da
década, e um quarto do total atual – verificou-se que a dança
constituía a sétima disciplina na ordem de preferências daquelas
Instituições de Ensino Superior - IES, entre 370 opções de
disciplinas identificadas no levantamento (DaCosta, 1999). Além
disso, a investigação constatou um ecletismo generalizado em todas
as disciplinas em razão da variedade local de adaptações à Resolução
03/87 do Conselho Federal de Educação, que descentralizou o
currículo de formação superior em Educação Física via autonomia das
IES.
Neste período, também surgem evidências de que o método Dança-
Educação Física vinha sendo fortalecido como proposta teórica
relacionada ao trabalho corporal, voltada para a integração do
indivíduo como um todo. Este método era comprometido com um trabalho
educativo e formativo de base predominantemente preventiva, visando
resgatar, no ser humano, um trabalho de conscientização corporal. E
como tal, a sua versão mais geral, isto é, a Dança – Educação,
tornara-se parte importante da formação do professor de dança stricto
sensu. Neste contexto de sentido formativo e educacional, houve
maior valorização de IES dedicadas ao ensino da dança como profissão
de nível superior, coincidindo com a expansão da oferta de cursos
em escala nacional.
O Reisado
Dança popular que ocorre entre a véspera de natal e o dia seis de janeiro, Dia de Reis. Também chamada de folia de Reis,
essa dança envolve cantores e músicos que vão até as casas para
anunciar a chegada de um Messias. As pessoas que participam possuem
diversos personagens e são acompanhados por instrumentos como o violão,
a sanfona, o triângulo e a zabumba.
Maracatu
O surgimento do maracatu causa controvérsias; porém, acredita-se que
ele surgiu por volta de 1700, trazido pelos portugueses ao Brasil. A
dança possuía partes com coreografias e teatro e era acompanhada por
músicos e dançarinos. Esses vestiam roupas que remetiam a realeza
(porta-estandarte, rei, rainha, príncipes, duquesas e duques, etc.).
Posteriormente, o maracatu passou a ser realizado durante o Carnaval.
Além disso, a dança tem a participação de instrumentos como zabumba
e ganzas.
Pau-da-bandeira
Dança realizada principalmente na região nordeste que acontece
principalmente durante o dia de Santo Antônio. Um tronco é escolhido e
carregado pelos homens da cidade. Como manda a tradição, as mulheres
que desejam casar devem tocar esse tronco.
Maneiro-Pau
Dança com maior influência no estado do Ceará, Maneiro-Pau conta com dançarinos que realizam os passos em rodas e com pedaços de pau nas mãos.
Esses pedaços são batidos no chão formando o ritmo da dança. Durante
toda a coreografia, alguns participantes duelam enquanto outros
batem no chão.
Caninha Verde
Dança portuguesa que foi inserida no país durante o Ciclo do Açúcar. Também foi praticada em colônias de pescadores, festa de casamento e cordões.
Bumba meu Boi
Um dos símbolos folclóricos do Brasil, o Bumba meu Boi
mescla dança, música e teatro. Além disso, é praticado nas mais
variadas regiões do país. Os personagens cantam e dançam para contar a
história de um boi que morreu e ressuscitou após ter sua língua
cortada para satisfazer os desejos de uma mulher grávida.
Frevo
O frevo, dança típica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente é uma das vertentes do Carnaval no Brasil.
A música tocada durante a festa não possui letra e uma banda toca
para embalar os foliões. Conta com diversos passos de danças com
malabarismos, passos elaborados, rodopios e saltos. Além disso, o
dançarino tem a possibilidade de improvisar à medida que a dança evolui.
Fandango
Essa dança chegou à região sul do Brasil por volta de 1750 e foi
trazida por portugueses. Os dançarinos recebiam o nome de folgadores e
folgadeiras dançavam em festas executando diversos passos.
Atualmente, permanece preservado na região com passos, música e
canto. Os instrumentos mais usados são as violas, a rabeca, o
acordeão e o pandeiro. Os dançarinos vestem roupas típicas
da região e rodam próximo ao seu par, mas sem se tocar. Eles se
movimentam para atrair a atenção do outro e os homens sapateiam de
forma contínua. A dança contém traços de valsas e bailes e forte
presença de sensualidade.
Carimbó
Enquanto os homens vestem camisas e calças lisas, as mulheres utilizam
blusas com ombros à mostra e saias rodadas. Os casais ficam em
fileiras e o homem se aproxima de seu par batendo palmas. Segue-se
passos de volteio e as mulheres também jogam um lenço no chão para que
seu parceiro possa pegar como forma de respeito.
Dança Folclóricas
As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo.
Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e
a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma.
Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo.
No Brasil, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos
estados, dos povos africanos e europeus. Dessa forma, dependendo do
estado, as danças podem ser mais influenciadas pelos africanos,
indígenas ou europeus. Além disso, a Igreja Católica também ajudou no
surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das principais características das danças folclóricas do país são as músicas simples e os personagens chamativos.
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quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
História da Dança - parte 4
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