terça-feira, 4 de dezembro de 2012

História da Dança - parte 2



Dança Moderna

  
A dança moderna começou no século XX e surgiu como forma de expressar o sentimento das pessoas que queriam desvincular-se das danças clássicas. Esse tipo de dança busca trabalhar com movimentos parecidos com o cotidiano da vida contemporânea. Os principais nomes da dança moderna foram Émile Jaques-Dalcroze, François Delsarte, Isadora Duncan, Ruth St. Denis e Rudolf von Laban.

Émile Jaques-Dalcroze criou um sistema chamado eurritmia em que os movimentos corporais eram transformados em uma espécie de ginástica. Nesse estilo de dança, o dançarino tem a opção de se expressar de uma maneira mais livre e atual. Trabalha com o ritmo, dinamismo, movimentos inspirados na natureza e espontaneidade.

No Brasil, a dança moderna começou a ser mais divulgada após a Segunda Guerra Mundial quando os artistas abandonaram o estilo mais clássico e propuseram novas formas. As cidades mais influenciadas por esse estilo foram São Paulo e Rio de Janeiro.

 História da Dança 

Na história da dança, pode-se verificar que ela é uma das maneiras encontradas pelo ser humano de expressar sua arte e movimentos. Ainda na Pré História, a dança e a música eram usadas para representar situações e muitas delas ficaram registradas nas paredes de cavernas rupestres.
A dança já era executada durante o antigo Egito,  por meio da  dança do ventre, para homenagear deuses e na Ásia ela tinha cunho religioso. Além disso, poderia significar a cura, a morte ou o nascimento de uma pessoa.
 
Benefícios da Dança para o Corpo
 http://tipos-de-danca.info/images/stories/danca-do-ventre.info.jpg 
Flexibilidade
Para praticar a dança, é importante muita flexibilidade e por isso a pessoa deve realizar uma boa série de alongamentos antes de começar a praticar. Durante a própria dança, é exigido do dançarino que ele busque trabalhar o extremo de cada músculo de seu corpo e como isso pode causar dores musculares, o importante é estar preparado.


Força
Quando a pessoa dança, ela está forçando seu corpo para que ele resista ao peso de seu corpo. Os saltos de alguns tipos de dança exigem o uso de muita força.
Resistência
Para quem pretende praticar a dança, é importante acostumar o seu músculo com a série de exercícios feitas durante a coreografia. Com o corpo cada vez mais adaptado a prática de dança, você sentirá menos dores e desconforto muscular.

Bem-Estar
Com a dança, as pessoas podem criar um convívio com as pessoas e estabelecer contatos. A sensação de bem-estar é adquirida com as conversas e a convivência com outras pessoas que compartilham a pratica.
 Dança de Rua
Conhecida também como street dance, a dança de rua é um estilo que conta com movimentos com o corpo e expressões faciais. Surgiu nos Estados Unidos, em 1929, durante uma das maiores crises econômicas do mundo. As performances eram realizadas pelos trabalhadores que ficaram desempregados após a crise.
 
Muitas vezes associada aos negros, a dança de rua está ligada a outras manifestações culturais como a pintura, grafite e a forma de se vestir. Posteriormente, surgiu uma nova vertente que recebeu o nome de Hip-Hop, mais realizado nas ruas. Já o Street Dance originou-se das escolas de dança.
 

Conceitos do Freestyle

 quest_crew 

Hip Hop Freestyle Dance – Street Dance Freestyle – Freestyle – Street Dance

Freestyle (estilo livre): originado em meados da década de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro), o Hip Hop New Style e House Dance em Nova York e Los Angeles, e o Electro Dance em torno de 2000 na França. Tal nome se deve ao fato de esse estilo/modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Embora alguns desses estilos originalmente evoluído separadamente, a maioria delas hoje são associados com a cena hip hop, como eles compartilham muitos elementos de dança de rua.
O Freestyle trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop (filme Honey de 2003). Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.
Street Dance ganhou vários termos genéricos (Street Jazz), usados para “tentar” descrever o estilo de dança que se desenvolveu fora dos estúdios de dança em espaços do quotidiano, tais como ruas, pátios de escolas e boates. Elas são muitas vezes de improviso e de natureza social, incentivando a interação e contato com os espectadores e os outros dançarinos.
Hoje
Mais recentemente, novos estilos de dança de rua emergentes estão sendo inspirados pelo hip hop e sua música. O Krumping, por exemplo, tem seu foco em batalhas com movimentos altamente energéticos, é um exemplo de um estilo que só recentemente tornou-se conhecido publicamente. Também é comum ver algumas características da dança de rua serem misturadas com outras formas mais tradicionais de dança, a criação de estilos como o hip hop lírico, uma versão mais fluida interpretativa da dança hip hop, jazz e street. Esses estilos são, geralmente, mais centrados na coreografia e performance e menos na improvisação e batalha, e nem sempre são consideradas danças de rua pura, apesar de uma alternativa popular para os estilos mais tradicionais e clássicos do estúdio de dança.
Na Jamaica, dancehall, que é a versão contemporânea de Reggae, gerou o seu próprio Street Dance. O movimento ganhou impulso nos últimos cinco anos, onde cada dia uma nova dança está sendo testado nas ruas. Um novo movimento de dança cada vez mais popular no oeste dos Estados Unidos e, especialmente, em Utah, é chamado de “Lucas Salisbury.”
Competições
As competições de dança de rua são cada vez mais populares, e também o número anual de grandes eventos internacionais que estão ocorrendo em todo o mundo, como a Battle Of The Year – Batalha do Ano, Juste Debout, Dance House International e Hip Hop Internacional no Brasil. Estes concursos estão focadas principalmente em batalhas julgadas, mas que também mostram coreografias.
Obs.: Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum acontecer batalhas de Freestylers, esta forma de integração teve como foco principal as batalhas de bboys, onde competidores precisam mostrar seu potencial de acordo com a música. Os outros competidores devem retrucar os movimentos melhores ou mais criativos para ganhar pontos positivos.
Além das batalhas, os praticantes de Freestyle são mais vistos em palcos – o freestyle dance tem por natureza o clube, o social, as academias – as coreografias em grupo são o ponto forte desta modalidade.

A Dança de Rua
Estilos de dança de rua 
A dança de rua começou nos Estados Unidos com a chamada Street Dance, chegando aqui no Brasil e misturando-se aos estilos de nossa música ela teve algumas transformações. Se analisarmos existem vários tipos de dança de rua, e em todo lugar que você olhe tem alguém fazendo seus passos, e com muita criatividade se divertindo para valer.

Estilos de dança de rua 3

Hip Hop é uma dança de rua, ele começou nos Estados Unidos mais ou menos nos anos 60 na cidade de Nova York, é uma forma de arte urbana aonde veio com distintos elementos de DJ, MC e Grafite é claro a dança propriamente dita. Uma cultura bem híbrida e constante nas ruas, o termo Hip Hop foi uma criação bem sucedida do DJ Afrika Bambaataa, ele foi o fundador da organização Zulu Nation. Mas não é somente o Hip Hop umas danças de rua, têm muitos outros estilos dessa modalidade. Para saber mais acesse o site (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop#No_Brasil) e confira tudo o que ainda não sabe sobre o Hip Hop.
Breakdance que nasceu nos anos 80 nos Estados Unidos também, Street Dançe o mais falado no momento, uma dança que surgiu, ou melhor, dizer, um estilo que predominava os guetos americanos. No Brasil a uma variedade enorme, em 1991 mais ou menos por volta de janeiro foi que a dança de rua começou aqui no nosso país, na verdade ela foi criada em Santos, Marcelo Cirilo que idealizou toda a coreografia e ajudado por bailarinos, ele fez um trabalho de pesquisa.
Estilos de dança de rua 1

Sem comentários:

Enviar um comentário