quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Entrevista com os Famosos New Face à conversa com... E o destaque desta semana é... João Blümel - O "Mentalista" português

O mentalista português, demonstra como é possível ler a sua mente, através de uma mistura de influência, manipulação, humor, ilusão, jogos mentais e psicologia.

Actuou pela primeira vez aos 15 anos e agora, aos 28, apresenta espectáculos em teatros portugueses e pode ser visto com regularidade na Tv.

Para além do nosso país, João Blümel fez uma temporada de espectáculos nos EUA, onde teve a oportunidade de actuar num dos mais prestigiantes palcos do mundo - o Magic Castle, em Hollywood.

Actualmente encontra-se em Portugal a produzir espectáculos e conteúdo televisivo para o grande público, com um enorme sucesso;

sendo mesmo considerado um dos melhores artistas da nova geração, com um conceito brilhante e inovador.

Entrevista

João Blümel
 sou um Mentalista  e Entertainer a tempo inteiro.
 Adoro música, cinema, arte, moda, filosofia, psicologia, hipnose e os anos 60!

A New Face convida todos os fãs facebookianos a ler a mente... o que é eu estou a pensar... o que é eu estou a pensar... Estou a pensar no Destaque desta semana que é... O maior, o único Mentalista português João Blümeeeeel

New Face João Maximiano - João Blümel obrigado por ter aceite o nosso convite, comecemos por uma importante dúvida, lê mentes, certo, consegue ler, o que estou a pensar neste momento, é que eu não quero passar vergonha, junto de todos estes fãs... 

João Blümel -  Obrigado pelo convite João. Essa pergunta é clássica! Acho que estás a pensar que esta vai ser a entrevista mais memorável de sempre, que alguma vez foi feita a um mentalista, neste blog em particular. Agora a sério, tinha que estar contigo pessoalmente e fazer um teste para compreender a tua forma de comunicar e pensar. Só depois é que poderia começar a influenciar as tuas escolhas. 

New Face João Maximiano - Ena, mas soou bem, a entrevista mais memorável de sempre... hãaa...hum, João Blumël, continuando... como não estamos muito habituados, e só ouvimos falar em Mentalista, poder da mente em séries de televisão, o que faz de facto um Mentalista, como se produz o seu espectáculo?

João Blümel  - João, podes me tratar por tu, na boa, ora um Mentalista é alguém que consegue, aparentemente, ler a mente de uma pessoa. Digo "aparentemente" porque não acredito em poderes especiais. No meu caso em particular, faço um espectáculo onde chamo pessoas ao palco, de forma totalmente aleatória,e faço experiências psicológicas com elas. Adivinho nomes, palavras, desenhos, músicas pensadas, etc. Tudo isto baseado numa série de técnicas de psicologia, linguagem corporal, ilusionismo, sugestão e influência. E claro, com muito humor e interactividade à mistura. Para mim, estes são os ingredientes chave dum espectáculo de mentalismo.

Já agora, podem acompanhar-me aqui: facebook.com/joaoblumel.mindreader

New Face João Maximiano - Cool, obrigado, ahh, então não será tão errado dizer, que um mágico ilusionista, troca nos os olhos, um mentalista dá nos a volta à cabeça... 

João Blümel - Um mentalista faz-nos pensar e questionar até que ponto somos influenciáveis e eu tento fazer isso de forma descontraída e bem humorada. Vejo o mentalismo como uma das mais interessantes áreas do entretenimento, por ser tão diferente e apelativo.

New Face João Maximiano - Humm... até que ponto sou infuenciável, né... pois penso nisso mais tarde... Como é a tua relação com os fãs, e com os fãs do facebook em particular?

João Blümel - Apesar de não ter ainda muitos seguidores no facebook, gosto bastante que me façam perguntas e comentários. Acho o facebook uma ferramenta essencial para se perceber a opinião do público em relação ao nosso trabalho. De resto, respondo sempre a todas as mensagens e incentivo os fãs a serem participativos. Afinal de contas, a minha profissão não faz sentido sem público.

New Face João Maximiano - Tenho que de facto concordar contigo, já te vi actuar várias vezes... na televisão, (um dia será ao vivo prometo), e é de facto uma área interessante, enigmática, envolvente e o teu toque humorístico deixa-nos realmente sorridentes e boquiabertos por falar nisso, tens actuações no exterior , directamente com o publico, e o assédio dos fãs, como lidas com o assédio dos fãs?

João Blümel - Obrigado. E ficas desde já convidado para o meu próximo espectáculo, e quanto ao assédio... Haha acho que não existe assédio dos fãs, por duas razões: porque não sou propriamente conhecido e porque este tipo de trabalho não incita tanto ao "fanatismo" como na música ou na representação.

New Face João Maximiano - Agradeço, e fico honrado, não faltarei, haverá novidades? É que vais lá ter a minha presença vip, e... 

João Blümel -  Sim sim, de resto, estou a preparar um espectáculo totalmente novo, que deverá estrear em Lisboa por volta de Outubro/Novembro. Ainda estamos a fechar as datas. Mas acho que vale a pena, mesmo para quem já viu o "Eu Sei Que Tu Sabes Que Eu Sei". Este espectáculo está mais sólido e tem material 100% original, que ainda não mostrei ao público.

New Face João Maximiano - Ora, então estaremos ansiosos para saber a datas, e eu lá estarei, vai ser em grande, ter a oportunidade de ver o espectáculo ao vivo, mas já agora que falamos em espectáculo, a tua carreira, não se descreve só pelos shows de mentalismo, já fizeste outras coisas no mundo do espectáculo, certo?

João Blümel - Sim. Em 2008 comecei a fazer teatro numa companhia inglesa em Lisboa - os Lisbon Players. Aprendi imenso sobre representação, construção de personagem, marcação em palco, cenografia, etc. e, acima de tudo, permitiu-me uma visão diferente do palco. Sempre estive habituado a estar sozinho em palco e no teatro, é precisamente o contrário. Adoro teatro e gostaria de voltar a fazer. Infelizmente não há tempo para tudo. Fiz também algumas curtas metragens como actor.

Para além da representação, também fiz e faço com alguma regularidade apresentação/hosting de eventos. A última vez que fiz esse tipo de trabalho foi em Nova Iorque, em que apresentei bandas de rock portuguesas num evento para o "Portuguese Circle" em NY. Gosto imenso de apresentar e entrevistar. Conhecem-se pessoas interessantíssimas e aprende-se muito.

New Face João Maximiano - Eu também estive no estrangeiro, em Inglaterra, em que tive oportunidade de dar aulas de dança durante três anos, aprende-se, muito lá fora, fala-nos um pouco da tua estadia em Nova York, como foi a experiência?

João Blümel - Sem dúvida. Também gosto muito de Inglaterra. Gostava de actuar lá também. A experiência em Nova Iorque foi muito interessante. Tive a oportunidade de fazer uma série de espectáculos privados e tive a sorte de encontrar rapidamente um agente. Num futuro próximo gostava de lá voltar e fazer o mesmo que faço aqui: espectáculos para o grande público e quem sabe, desenvolver algum conteúdo televisivo. Já tenho alguns contactos nesse sentido.

New Face João Maximiano - Os Ingleses são de facto um povo à parte por debaixo de aquele semblante que procuram demonstrar em boa parte do dia-a-dia, está um público, verdadeiramente interessado, prestativo, e com muita vontade de aprender e participar, recomendo vivamente. 

João Blümel, tiveste percurso um até te tornares conhecido, fale-nos um pouco do inicio da tua carreira...

João Blümel - O meu interesse pelo entretenimento em geral, surgiu desde muito cedo. Lembro-me de ter 5 anos e ver o David Copperfield na TV e pensar "gostava de saber fazer aquilo também". Aos 9 anos recebi uma caixa de magia e desde aí mantive sempre um grande interesse pela área. Desde os 13/14 anos que comecei a ter interesse por psicanálise e interpretação de comportamento humano e, aos 15 anos, descobri o NLP - Neuro-Linguistic Programming - técnicas de linguagem verbal e não verbal que permitem influenciar o comportamento humano de forma positiva.
Foi isso que mudou para sempre o meu rumo enquanto entertainer. Decidi começar a conjugar essas técnicas com aquilo que já sabia de ilusionismo e comecei a desenvolver a minha própria forma de "mentalismo". Ao mesmo tempo apercebi-me que existia toda uma nova geração de mentalistas a surgir, sobretudo no Reino Unido. Fiz novas amizades e fui aprendendo e partilhando conhecimento e ideias com pessoas de vários países, dentro da mesma área. Em 2008 dei o meu primeiro espectáculo público, na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa. Desde então tenho vindo a criar espectáculos novos todos os anos e a "conquistar" um pouco mais de público a cada ano que passa.

New Face João Maximiano - De todas as actuações que já desempenhaste, qual foi aquela que te recordas, que exigiu mais recursos/técnicas a nível de psicologia, linguagem corporal, ilusionismo, sugestão e influência?

João Blümel - Todos os meus espectáculos resultam de uma combinação de todas as técnicas que acabaste de mencionar, e sempre em proporções idênticas. Contudo, à medida que o tempo passa, vou-me tornando mais ambicioso e exigente comigo próprio e isso faz com que tente desenvolver ao máximo novas ideias e novos espectáculos. Acho que o espectáculo mais exigente é sempre o mais actual e aqueles em que testo pela primeira vez novas ideias e conceitos.

New Face João Maximiano - Na época de verão, especialmente no mês de Setembro, há eventos/ espectáculos/ presenças na TV a destacar? E no futuro?

João Blümel - Grande parte do meu trabalho é "silencioso", ou seja, fora dos media. Tenho feito sobretudo eventos privados (empresas), mas também tenho estado a desenvolver um novo espectáculo como já havia mencionado, para apresentar em Lisboa já em Outubro/Novembro. Para além disso, tenho alguns projectos televisivos em mente e é natural que me possam voltar a ver em breve na tv. Mas para terem a certeza que não perdem nenhum evento, sigam-me no Facebook.

New Face João Maximiano - Que conselho é que deixas a quem está a iniciar a sua jovem carreira?

João Blümel - Se for no mentalismo, desistam agora, que eu não quero competição! eheh estou a brincar. Seja em que área for, trabalhar na indústria do showbiz é algo extremamente duro e gratificante ao mesmo tempo. Acima de tudo é preciso ter muita paciência e acreditar no vosso talento e nunca nunca desistir de atingir os vossos objectivos. Sempre fui apologista de que "se os outros conseguem, eu também consigo" e acho que é essa postura que me tem mantido no meu caminho. Mas não é nada fácil! É necessário trabalhar muito e estar em constante aprendizagem e evolução profissional. Estejam sempre a par das últimas novidades e inovações na vossa área e procurem sempre ser originais e acrescentar algo à arte. Em suma: trabalho, persistência e crença em si próprio são os factores determinantes de sucesso no showbiz.

New Face João Maximiano Sei que não é fácil, para não dizer quase impossível, mas antes de finalizar-mos, que experiência é que era possível nos brindar, como momento de entretenimento?

João Blümel - A verdade é que é quase impossível, mas há uma pequena experiência psicológica que posso partilhar convosco. Provavelmente funcionará com 70% das pessoas. Faz parte de uma entrevista que dei para o canal MSN. Vejam e depois digam o resultado! http://video.pt.msn.com/watch/video/joao-blumel-le-te-a-mente/28m6mpmbh

New Face João Maximiano  Pôxa... Devia ter escolhido o quadrado mesmo... Lol, Bem, vamos dar uma olhada nos comentários dos fãs facebookianos... Incrível, a maior parte escolheu mesmo o triângulo dentro círculo, espantosa maneira de acabar o nosso momento de conversa... Fabuloso. 
João Blümel, foi uma honra e um momento de facto hilariante, em meu nome, e em nome da New Face, muito obrigado mesmo.

João Blümel - Obrigado eu. Foi um prazer.

New Face João Maximiano João Blümel, Ladies and Gentlemans.

Sem comentários:

Enviar um comentário