segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Entrevista com os Famosos New Face à conversa com... E o destaque desta semana é... O grande comediante Rui Xará - Um dos mais antigos e originais comedians em Portugal

Rui Xará


"Pessoal/mente" - um espetáculo de stand up comedy.O espectáculo PESSOAL/MENTE já existe em DVD.
Todos aqueles que estiverem interessados em saber mais, devem contactar através do mail rui.xara@gmail.com 
  

...acho que sim, mas...

Rui Xará - Blogger

rui-xara.blogspot.com

Um blogue de Rui Xará

Rui Xará




Entrevista

Rui Xará


Um dos pioneiros na arte da Stand up Comedy em Portugal, Rui Xará está com 15 anos de percurso profissional. mais de mil e quinhentas actuações por todo o país, incluindo várias participações televisivas e a organização de alguns dos mais relevantes eventos de humor nacionais, são um cartão de visita ímpar, mas exaustivo para ser aqui discriminado.

A New Face saúda todos os fãs facebookianos, bem vindos ao à conversa com... e o destaque desta semana é... The great comediant   Rui Xará


New Face João Maximiano - Rui Xará, obrigado por ter aceite o nosso convite.
Rui Xará - De nada, é um gosto para mim.
New Face João Maximiano - Rui Xará, nasces-te em Braga algures entre 1143 e 2013, pelo que és português. Estreou-se nos palcos bastante novo, não foi?
Rui Xará  - Foi, tinha 5 anos quando fui a um palco contar uma anedota de freiras, na festa de Natal do colégio onde andava, que era precisamente de freiras, eheh.
New Face João Maximiano - Inicias-te a carreira de fazer Rir, em 1999 com inesquecíveis noites de Anedotas, na altura a fazer dupla com o João Paulo Rodrigues, como é que esta estreia foi imprescindível na ascensão da carreira.
Rui Xará  - Não foi imprescindível, mas foi determinante pois estávamos os dois no sítio certo e no tempo certo, como se pode ver pelo sucesso, embora diferente, que ambos conseguimos após estes anos.
New Face João Maximiano - A caixa de pandora para surgimento do stand up comedy em Portugal, abriu-se nessa altura, dai até chegar à televisão, em destaque o Levanta-te e Ri, foi o subir da escada do sucesso do humor em Portugal, em que patamar é que se encontrava a sua carreira nessa altura?
Rui Xará  - Eu nunca participei no "levanta-te e ri" pessoalmente, embora alguns colegas tenham levado textos e até músicas da minha autoria, quase sempre com o meu consentimento. Nessa altura, as noites do Púcaros eram de uma dimensão que ninguém consegue imaginar. Considero que a minha carreira estava num patamar elevado, mas ainda de aprendizagem.
New Face João Maximiano - A partir de 2005 o Rui Xará começa a explorar outras possibilidades no Stand-Up, a solo e na companhia dos amigos Miguel 7 estacas, Pedro Neves e Paulo Baldaia, porque decidiu envergar por essa mudança na carreira?
Rui Xará  - Porque entretanto saí do bar, pelo que esse era o caminho lógico a seguir.
New Face João Maximiano - No show "Humorar de cor" gravou a primeira apresentação em DVD, que significado teve para si?
Rui Xará  - Esse espectáculo acabou por se chamar PESSOAL/MENTE e foi um pouco arriscado filmar a primeira apresentação pública, mas eu queria que ficasse registada quase como documento histórico.
New Face João Maximiano - Rui Xará, têm muitos seguidores nas redes sociais, utiliza as redes sociais, só em termos profissionais ou também em lazer?
Rui Xará  - Sobretudo, em termos de tempo que lá passo, é lazer. Mas tem uma forte componente de divulgação do meu trabalho.
New Face João Maximiano - Tens uma boa relação com os teus fãs, costumas postar fotos, qual é a tua relação com os fãs, fãs do facebook em particular?
Rui Xará  - É sempre cordial e procuro responder a todas as solicitações da parte deles que possam surgir.
New Face João Maximiano - Percorreu quase todo o País actuando nas mais diversas iniciativas, passando por todo um conjunto de de Bares e Discotecas onde espalhou o riso e boa disposição, e o assédio dos fãs, como lidas com o assédio dos fãs?
Rui Xará  - Nunca senti assédio, sinceramente.
New Face João Maximiano - Desta longa e bem sucedida carreira, recorda-se de algo especial ou marcante?
Rui Xará  - Houve já várias situações, mas não posso deixar de realçar a feliz coincidência que foi ter sido convidado e ter actuado pela primeira vez no Sempre em Pé, no preciso dia em que estava a celebrar 9 anos de carreira! 5 de Fevereiro. Coincidência, mesmo!
New Face João Maximiano - Rui Xará, o que nos podes acrescentar à cerca do "Pessoal/Mente" Stand up Comedy, que aliás saiu em DvD, não é? E também de Ensaio Nuclear?
Rui Xará  - O PESSOAL/MENTE é um solo de Stand Up Comedy de cerca de 60 minutos, com muito ritmo e temas não muito pacíficos, como a Igreja, o processo casa Pia, o sexo mais ou menos explícito, entre outros momentos alguns de cariz mais de humor Negro. O Prazer Oral, é um solo que mistura Stand up Comedy mais de Humor de observação, com uma boa dose de Storytelling.
New Face João Maximiano - Têm uma piada sobre a Teresa Guilherme que eu achei particularmente piada, podes partilhar aqui com os fãs ^-^ ?
Rui Xará  - Um dia perguntaram-lhe se ela sabia soletrar a palavra "Armagedão", ao que a senhora respondeu - "Não, mas também não é o fim do mundo". Penso que seja esta?!
New Face João Maximiano - Ahah, essa mesmo, até me faz lembrar a Cátia Palhinha... Mas como diz a Teresa, " isso agora não interessa nada ". Rui, para os fãs que ainda não tiveram o privilégio de usufruir do evento Jantar Stand up Comedy, quais são as surpresas que os aguardam?
Rui Xará  - Para além da comédia, comer mesmo muito bem!!!
New Face João Maximiano - Há novos projectos em carteira, é possível adiantar alguma coisa aos fãs?
Rui Xará  - Há de facto alguns novos projectos, mas entendo que ainda não é a altura certa para os tornar públicos...
New Face João Maximiano - Que conselho é que deixa a quem está a iniciar a sua jovem carreira?
Rui Xará  - Eu não gosto muito de dar conselhos, mas parece-me que um aspecto importante nesta arte é o humorista não se levar demasiado a sério, sob pena de perder a noção do bom senso e da razão.
New Face João Maximiano - Antes de finalizar-mos a nossa conversa, vou convidá-lo a deliciar os fãs com uma anedota de Stand up Comedy
Rui Xará  - Na Stand Up Comedy não há anedotas, há piadas, mas que reproduzidas fora de um contexto de palco, não têm o mesmo efeito. Por isso vou-me furtar a fazê-lo aqui, embora na entrevista já tenha partilhado uma piada 
New Face João Maximiano - É verdade, então para os fãs o excerto do grande sucesso "To Manel",

New Face João Maximiano - Foi uma honra, um verdadeiro privilégio, um momento hilariante, em meu nome e em nome da New Face, agradeço esta oportunidade única de conversar com um grande comediante, grande senhor do stand up comedy ... Rui Xará, Ladies and Gentlemen. 
Rui Xará - Eu é que agradeço a oportunidade. Bom trabalho e boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário