quinta-feira, 16 de maio de 2013

Portugal aprova lei que permite adoção limitada a casais gays! - Activistas gays gostariam de ver adopção alargada a todos os casais homossexuais...

Activistas gays gostariam de ver adopção alargada a todos os casais homossexuais

Aprovação da proposta do PS sobre co-adopção é “um passo pequenino numa escadaria enorme”. Homossexuais católicos também se congratulam.

Casal gay português tem guarda de criança, mas não adotou

A adoção por casais homossexuais vai novamente a votação esta sexta-feira no Parlamento

 
Uma criança que cresce num universo com dois pais ou com duas mães é uma realidade que não é juridicamente possível em Portugal. Mas, esta sexta-feira, no Parlamento, pode fazer-se história sobre esta matéria.

«Hoje está a ser um dia muito especial para nós, pois a nossa PAIXÃO completou 3 primaveras». As palavras do manequim Luís Borges, escritas no Facebook, no dia 13 de maio, a propósito do aniversário do «filho», Bernardo, acompanhado por fotos do casal com a criança, de férias, em Cabo Verde. Luís Borges é casado com o cabeleireiro Eduardo Beauté, uma união oficializada após a lei portuguesa permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Luís e Eduardo não são «os pais» do menino com trissomia 21. Legalmente têm a responsabilidade parental, a «guarda» da criança , de acordo com a decisão do Tribunal do Barreiro de outubro de 2012, o que é diferente da adoção, já que nos documentos oficiais continuam a constar os nomes dos pais biológicos e os familiares da criança continuarão em contacto com a criança, ainda que caiba a Eduardo Beauté e a Luís Borges a sua educação, no superior de interesse da criança, como explica o advogado.
Ainda assim, o modelo partilhou a seguinte mensagem com os fãs nessa altura: «E hoje é um dos dias MAIS FELIZES da minha vida...Obrigado Deus por existires».

O menino fez três anos na segunda-feira, mas a prenda para esta família pode chegar no final da semana. O casal já manifestou publicamente a vontade de dar uma irmã a Bernardo.

E, se a permissão do casamento homossexual parece uma realidade, mais tarde ou mais cedo, para todos os países (Veja aqui o Casamento homossexual: o mapa-múndi do arco-íris), a adoção já não é tão consensual. Ao contrário de França, que só este ano legalizou o casamento gay, mas levou logo a reboque a adoção, em Portugal, a Lei 9/2010, de 31 de maio, que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, diz, no seu artigo 3º, que as alterações introduzidas pela presente lei não implicam a admissibilidade legal da adoção, em qualquer das suas modalidades, por pessoas casadas com cônjuge do mesmo sexo».

Em 2012, o Parlamento português chumbou a possibilidade dos homossexuais poderem adotar.

Mais sobre este tema
Casal gay recebe criança: orientação sexual não pesa na decisão

Marta Cruz e Madjer publicam foto em família - «All together now»

Madjer e Marta Cruz publicam foto em família

O casal publicou pela 1.ª vez uma fotografia em família. «All together now», escreveu na legenda a filha de Carlos Cruz.
Na fotografia figuram muito sorridentes Yasmin (6 anos), fruto da relação de Marta Cruz com o bailarino brasileiro Alexandre Gondim, Bernardo (8 anos), filho do jogador, e Kyara (6 meses), filha de ambos.
  • image

    Marta Cruz relata primeira visita ao pai na prisão

  • image

    Marta Cruz muda de visual nas mãos do amigo Beauté

  • image

    Madjer e Marta Cruz reatam namoro

  • image

    Madjer sagra-se campeão nos Emirados Árabes Unidos

Coro de crianças arrepia a cantar “Shake It Out” de Florence and the Machine

É impossível ficar indiferente ao ouvir este coro de crianças a cantar o tema “Shake It Out” da banda britânica Florence and the Machine. SIMPLESMENTE LINDO!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Teresa Guilherme. "Sou extremamente poderosa porque faço e consigo" / Teresa Guilherme: "Avaliar-me de zero a dez? Sou um dez. Ou mesmo um onze"

Teresa Guilherme
Teresa Guilherme
 www.teresaguilherme.com
CURRICULUM

Apresentadora e produtora de televisão, sendo filha do cantor Luís Guilherme e da fadista Lídia Ribeiro. A sua infância foi repartida entre o Brasil e Portugal e aos seis anos começou a interessar-se pelo mundo do espetáculo, embora não tenha seguido as pisadas dos pais. Optou, antes, por ajudar a montar espetáculos atrás dos palcos.

Em 1978, aos 23 anos, depois de uma experiência falhada na função pública, ingressou na RDP pela mão de Raul Durão, para exercer a função de produtora no programa radiofónico "Vozes e Nozes". Depois de trabalhar com Raul Durão, passou, ainda na rádio, a produzir programas de Nicolau Breyner. Mas, ao longo da década de 80 começou a dedicar-se mais à produção de festas e espetáculos, como passagens de modelos e inaugurações de centros comerciais, tendo formado uma empresa, a "Teresa Guilherme, Lda.", bastante solicitada, na altura, em Lisboa.

Em 1991, iniciou-se na televisão, ao criar e produzir um programa para a RTP destinado ao público juvenil. Chamava-se "Acontecimentos, Limitada" e tinha periodicidade semanal. Ainda nesse ano, Teresa Guilherme estreou-se à frente das câmaras, ao apresentar um programa da sua autoria, o "Eterno Feminino". Foi aqui que começou a ficar conhecida do grande público. Também em 1991 produziu o concurso "Sim ou Sopas", apresentado pelo seu grande amigo Manuel Luís Goucha, seguindo-se uma série de programas televisivos na RTP.

Em 2002 Teresa Guilherme produziu, entre outros, os programas "Lux", "As Manhãs de Sofia" e "Olá Portugal" para a TVI e a "Fábrica de Anedotas" e o "Passeio dos Alegres" para a RTP. "Olha que Dois" (1993, RTP) foi o primeiro programa apresentado por Teresa Guilherme, em parceria com Goucha, sem ser produção sua. Ainda nesse ano, propôs ao canal televisivo SIC o programa diário "E o Resto é Conversa", que viria a ter quase 200 edições. No final de 1994, a SIC confiou-lhe a apresentação e produção do inovador concurso "Não se Esqueça da Escova de Dentes", um sucesso só comparável a "Ai os Homens", uma grande produção de Teresa Guilherme que foi para o ar em 1998 e cuja apresentação esteve a cargo de José Figueiras.

O regresso à RTP deu-se no ano seguinte com a produção de "Passeio da Fama", mas pouco tempo depois passou a trabalhar também para a TVI e para a SIC. No ano 2000, foi convidada a apresentar o "Big Brother", uma produção da Endemol para a TVI que viria a revolucionar a televisão portuguesa, com quatro edições.

Em Outubro de 2004, estreou-se como apresentadora da reposição do concurso "Um, Dois, Três" na RTP1 e em 2006 pisou, pela primeira vez, os palcos de um teatro, ao lado de Miguel Falabella, com a peça A Partilha.

Em 2008, com a entrada do novo diretor de programas Nuno Santos, Teresa Guilherme, deixa o cargo de ficção, e regressa à apresentação. Apresentou o Momento da Verdade, o programa que prometia agitar a TV Portuguesa, mas não alcançou grande sucesso. Em 2009, decidiu sair da estação, ao que se consta, por desentendimentos (já muito antigos), com o diretor da SIC. Em 2010, admite regressar à TV, possivelmente na cabo, com a fundação do seu próprio canal. Mas para já é apenas uma hipótese, pois ainda está em estudo o desenvolvimento deste projeto.

Em 2011, recebe o convite da TVI de apresentar a 2ª edição do Secret Story - Casa dos Segredos e aceita-o. Ocupou assim o lugar deixado vazio por Júlia Pinheiro (que apresentou a 1ª edição do programa) que trocou a TVI pela SIC no início desse ano. 

Em 2012, os castings para a 3ª edição do Secret Story - Casa dos Segredos abriram e depois de se tanto especular Teresa Guilherme foi confirmada pela TVI como a apresentadora desta 3ª edição.
Em 2013, Teresa Guilherme apresentou a edição especial, Secret Story - Casa dos Segredos: Desafio final, que juntou concorrentes das 3 edições do programa.
Em 2013, o programa que mudou a televisão em Portugal, Big Brother regressa à TVI e conta com a apresentação principal de Teresa Guilherme, confirmação dada pela TVI.
 Desde 2011, ministra cursos de Apresentação de Televisão em várias Escolas.

Televisão
RTP
• 1991 - Eterno Feminio
• 1993 - Olha Que Dois
• 1993 - Chá das Cinco
• 2004 - Um, Dois, Três
SIC
• 1993-1994 - E o Resto é Conversa
• 1993 - Labirinto
• 1995 - Não Se Esqueça da Escova de Dentes
• 1995 - Ousadias
• 1997 - Confissões
• 1998 - Programa do Além
• 2006-2007 - 7 Vidas
• 2007 - Vingança
• 2007-2008 - Resistirei
• 2008 - Momento da Verdade
TVI
• 2000-2004 - Big Brother (Portugal) (6 Edições).
• 2001 - Mulheres de A a Zé
• 2001 - Survivor
• 2002 - Academia de Estrelas
• 2002 - As Manhãs da TVI
• 2003 - Rosa Choque
• 2011 - Secret Story - Casa dos Segredos (2ª edição)

Teatro
2006 - A Partilha
2006 - O Submarino
2010 - História de Dois
2012 - Toda a Gente Sabe Que Toda a Gente Sabe

Famosos 

Teresa Guilherme: "Não gostava de passar uma noite sequer na casa do Big Brother, preciso do meu sono"

A apresentadora falou com a imprensa no fim da estreia do 'reality show'.

Com um vestido Marchesa vermelho, Teresa Guilherme foi bastante elogiada na estreia de Big Brother Vip, que decorreu ontem à noite. A apresentadora estava contente com os elogios e falou com a imprensa no fim da gala: "Tinha de ter um vestido vermelho e é Marchesa uma marca que eu não achava que fosse nada de especial, mas depois disseram-me que foi uma das mais usadas nos Óscares. Eu não fazia a mínima ideia porque não ligo nada à roupa." Teresa Guilherme usou uns sapatos cinzentos, os que habitualmente usa e explicou porquê: "Não são os meus sapatos da sorte, mas são os que uso porque estou habituada a eles e não me fazem doer os pés! A produção bem me tentou impingir uns sapatos novos, mas eu não gosto nada de saltos altos".

A apresentadora também confessou que não pensa em entrar para a casa: "Não gostava nada de entrar na casa do Big Brother. Nem sequer passar lá uma noite. Não é por estar fechada, é porque preciso do meu sono, de dormir bem, senão fico piursa. E na casa isso nem sempre é possível, porque os concorrentes mais novos gostam de fazer barulho até tarde, levantar cedo...", disse Teresa Guilherme, que também revelou que acha que o amor vai estar no ar. "No início não estava à espera, mas agora acho que vão haver alguns romances".

bigbrother_010PJM.jpgbigbrother_011PJM.jpg

bigbrother_013PJM.jpgbigbrother_017PJM.jpg

bigbrother_015PJM.jpgbigbrother_033PJM.jpg

TC_Big Brother-009.jpgTC_Big Brother-012.jpg

bigbrother_222PJM.jpgTC_Big Brother-016.jpg

TC_Big Brother-021.jpgTC_Big Brother-072.jpg

TC_Big Brother-337.jpgTC_Big Brother-070.jpg

TC_Big Brother-339.jpgTeresa Guilherme regressa com programa provocador